Nordeste Tarnsmonatno

Enfermeiros e Inteligência Artificial podem substituir algumas tarefas dos médicos defende Associação de Administradores Hospitalares

Publicado por . em Qui, 2024-10-03 09:46

No futuro, há tarefas atualmente praticadas pelos médicos, como consultas de seguimento de doentes crónicos ou em pós-operatório de ambulatório que serão feitas por aplicações de inteligência artificial ou por enfermeiros, de forma a libertar os poucos médicos existentes para outras tarefas, como a realização de primeiras consultas a novos doentes. Isso mesmo foi desvendado pelo presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), Xavier Barreto, sexta-feira, em Bragança, na 28.ª edição do “Caminho dos Hospitais”, dedicada ao tema “Cuidar em proximidade: desafios e inovação no Nordeste”, que decorreu no Instituto Politécnico de Bragança.
“O desafio da ULS Nordeste com os recursos humanos é partilhado por muitas outras. Temos cada vez menos médicos e uma procura crescente. Temos uma população mais envelhecida e este é um fenómeno que nos vai acompanhar por muitos anos e não é só em Portugal. Se vocês forem ver o que está a acontecer é mais procura, mais doença e menos recursos.

Assinaturas MDB