Pódio na Minisupermoto e queda na R12 marcam jornada de Cancelinha em Poiares

O piloto brigantino João Cancelinha enfrentou várias contrariedades na terceira ronda do Campeonato Nacional de Supermoto 2025, disputada no sábado, 5 de julho, no Kartódromo de Vila Nova de Poiares.
Esta foi a única prova noturna do calendário e marcou o ponto intermédio da presente temporada.
Com arranque das atividades às 17h50, o evento decorreu sob condições difíceis, nomeadamente devido ao calor sentido durante o dia e à visibilidade reduzida durante a noite. Cancelinha, que competiu nas categorias R12 e Minisupermoto, viu a sua prestação condicionada por problemas mecânicos e quedas.
Na R12, o piloto transmontano apenas conseguiu cumprir duas voltas na sessão de cronometrados, devido a uma avaria, e partiu da quinta posição. Na primeira manga, caiu logo na volta inicial, conseguiu regressar à corrida, mas terminou em nono lugar. Já na segunda manga, alcançou a sexta posição.
Na categoria Minisupermoto, Cancelinha qualificou-se em quarto, chegou a ocupar o terceiro lugar durante grande parte da primeira manga, mas voltou a ser afetado por problemas técnicos e terminou em último. Redimiu-se na segunda manga com um desempenho consistente que lhe valeu o terceiro lugar e um lugar no pódio.
“Foi um dia complicado, o calor foi intenso durante toda a tarde e, quando entrei em pista às 21h40, o desgaste físico já se fazia sentir. As condições de visibilidade também não ajudaram”, referiu o piloto de Bragança.
Com os resultados obtidos, João Cancelinha caiu para a segunda posição da geral na categoria R12 e mantém o quarto lugar na Minisupermoto.
A próxima prova do piloto brigantino está marcada para os dias 19 e 20 de julho, com a estreia no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, numa ronda do Campeonato Nacional de Velocidade. O Nacional de Supermoto regressa em setembro, com passagem por Fátima (Ourém) a 14 de setembro.
Fotos: DR