Nordeste Transmontano

Professores saíram à rua em todo o distrito e as escolas da região pararam na sexta-feira

Publicado por AGR/GL/FP/FP em Qui, 2023-01-26 09:49

“Há muito tempo que não se via uma mobilização tão grande.” O desabafo foi feito por vários diretores de agrupamento ao Mensageiro na passada sexta-feira, dia em que a educação parou no distrito de Bragança.
A generalidade das escolas do Nordeste Transmontano estiveram sem atividades letivas devido à greve dos professores, cuja adesão rondou os 90 por cento, de acordo com a plataforma sindical.
Em Macedo de Cavaleiros, para além de professores, também os funcionários aderiram à greve, com as escolas praticamente todas encerradas. “Temos apenas um jardim de infância a trabalhar”, explicou ao Mensageiro o diretor, Paulo Dias. “Nunca vi uma mobilização assim”, frisou.
No Agrupamento Emídio Garcia, em Bragança, também o diretor Carlos Fernandes vê uma adesão “como há muito não se via”. Segundo Carlos Silvestre, porta-voz da Plataforma Sindical, estima-se uma adesão à greve dos professores “a rondar entre os 90 e os 95%”. Carlos Silvestre falava durante um protesto, na Praça da Sé, em Bragança, que reuniu centenas de profissionais do ensino de vários con

Assinaturas MDB