Torre de Moncorvo

Busto de Campos Monteiro retirado do castelo

Publicado por Glória Lopes em Sex, 2020-05-29 14:49

O busto do escritor Campos Monteiro (1876-1933), natural de Torre de Moncorvo, inaugurado em 1938 foi retirado do seu local de sempre, em frente aos paços do concelho, na zona do castelo. Ao que o Mensageiro apurou deverá ser instalado junto à casa do escritor, atualmente em ruínas.
O busto em bronze da autoria do escultor José Sousa Caldas foi mandado fazer depois de uma subscrição pública lançada após a sua morte.
Abílio Adriano de Campos Monteiro, médico, dedicou a sua vida às letras. "Foi jornalista, romancista, poeta, dramaturgo, tradutor, conferencista, autor de uma centena de prefácios de livros. Dirigiu a revista mensal ilustrada Argus no período de Maio e Julho de 1907 e foi cofundador, juntamente com Ferreira de Castro, da "Civilização - Grande Magazine Mensal" (1928-1937). Colaborou com alguns periódicos nacionais e estrangeiros como o Jornal de Notícias, O Primeiro de Janeiro, A Pátria, Revista de las Españas. Foi ainda presidente da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto, Clube dos Girondinos, Grupo dos Modestos e vice-presidente da Associação Médica Lusitana".

Assinaturas MDB