Nordeste Transmontano

Prospeção Mineira no concelho de Mirandela em consulta pública até 06 de março

Publicado por Fernando Pires em Ter, 01/27/2026 - 17:20

Está a decorrer, desde esta segunda-feira, o período de consulta pública, de um pedido de atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de depósitos minerais de cobre, chumbo, zinco, antimónio e ouro, solicitado à Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), pela empresa GenericWays - Sociedade de Construção, Lda – com sede em Guimarães - para a área designada “Avidagos”, no concelho de Mirandela.

A área total do pedido é de 66 quilómetros quadrados, abrangendo as aldeias de Avidagos, Barcel, Carvalhal, Cobro, Fonte da Urze, Longra, Marmelos, Navalho, Pereira, Rego de Vide, São Pedro de Vale do Conde e Vale Verde da Gestosa.

A consulta pública decorre até 6 de março e os documentos estão disponíveis na plataforma participa.pt, onde estão igualmente disponibilizados os pareceres positivos de várias entidades, entre as quais está o Município de Mirandela.

No parecer, o executivo considera “estar a contribuir para o desenvolvimento da área para prospeção, pretendendo que, em todas as etapas do plano de trabalhos, seja garantida a preservação da qualidade ambiental, a proteção da biodiversidade e a transparência na comunicação com a população local, sugerindo a realização de sessões de esclarecimento nos lugares anteriormente mencionados”.

Assinaturas MDB