Macedo de Cavaleiros

Rede de Turismo Cultural puxa pelo melhor de oito aldeias para as promover

Publicado por Glória Lopes em Qua, 09/17/2025 - 12:09

Oito aldeias de Macedo de Cavaleiros aderiram à rede de Oficinas de Turismo Cultural criada no concelho, com o objetivo de definir uma estratégia de comunicação, em que cada uma passa a exibir no seu logotipo o elemento mais identificador da localidade. “As tradições, festividades e os recursos culturais e patrimoniais que têm”, explicou Patrícia Cordeiro, a coordenadora do projeto que está a ser desenvolvido no âmbito de uma parceira entre o Município de Macedo de Cavaleiros e o MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação, apresentado na passada sexta-feira, no Welcome Center do Azibo. “Trabalhamos essa imagem a partir de sessões com a comunidade. Confrontando os habitantes com a imagem que já existe online de cada uma das aldeias. Criámos o logotipo base com a informação já disponível online, primeiro, e confrontamo-nos com essa imagem e se é essa que querem passar”, referiu a investigadora. Por exemplo, Podence escolheu como imagem identificadora os Caretos.
O projeto foi iniciado com sete aldeias, nomeadamente Podence, Santa Combinha, Lamas, Salselas, Valdrez, Vale da Porca e Vale Prados, mas depois juntou-se Limãos por opção. Cada uma escolheu um ícone da sua aldeia. “Estamos na parte final de desenvolver a estratégia de comunicação, para ser usada pelas comunidades em aspetos relacionados com o turismo, desde o merchandising, panfletos ou o que entenderem fazer”, descreveu Patrícia Cordeiro.
As oficinas alargaram o âmbito definido inicialmente e fez-se ainda o mapeamento de recursos existentes, com a ajuda da população. Desde o património, aos percursos pedestres, quem são as pessoas que lá vivem, que saberes ainda existem e que lugares especiais conhecem nas aldeias, a toponímia local. “Fizemos esse mapeamento, que é um dos aspetos mais ricos do projeto. Temos essa base de dados e podemos pensar noutros projetos para o futuro”, indicou a investigadora.
Todos estes assuntos estão a ser pensados por pequenas equipas locais, que estiveram presentes no seminário é “Dos Montes ao Mundo: Saberes e Caminhos à volta do Azibo”, onde se refletiu sobre o turismo natural, o cultural e o sustentável.

Assinaturas MDB