Nordeste Transmontano

ULS Nordeste com nova consulta especializada de sexologia clínica

Publicado por . em Qua, 2022-04-13 17:26

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste disponibiliza uma consulta de Sexologia Clínica, iniciada em fevereiro pela Unidade de Psiquiatria de Ligação do Departamento de Saúde Mental desta ULS, e que é pioneira no distrito de Bragança no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, anunciou hoje aquela entidade.

“Sensível à relevância que a saúde sexual tem para o conceito global de saúde e para a qualidade de vida, a ULS do Nordeste promoveu a abertura desta valência, de forma a que exista justiça na acessibilidade a esta intervenção específica”, explica a coordenadora da consulta, Dra. Joana Raposo Gomes, sexóloga clínica, terapeuta sexual e médica especialista em Psiquiatria nesta instituição.

A especialista explica que “a Saúde Sexual tem uma relação de interdependência com o bem-estar físico e mental, pelo que é fundamental que se compreenda o papel que os hábitos de vida saudável e a saúde preventiva têm nesta equação”. Assim, acrescenta Joana Raposo Gomes, “na consulta de Sexologia Clínica da ULS do Nordeste a visão da saúde sexual é multidisciplinar, existindo uma articulação próxima com as restantes especialidades médicas e com os Cuidados de Saúde Primários”.

Nesta consulta de Sexologia Clínica da ULS do Nordeste abordam-se, segundo Joana Raposo Gomes, disfunções sexuais em que existam barreiras psicológicas, senão na génese, pelo menos na manutenção do problema.

No âmbito desta temática e da abordagem em consulta está também prevista a realização de ações de formação em contexto institucional interno e externo e de atividades de sensibilização na comunidade.

“A vivência de uma sexualidade positiva, ligada à satisfação, ao prazer e à liberdade, é o nosso foco de intervenção, no cumprimento daqueles que são os direitos sexuais”, conclui Joana Raposo Gomes.

Os utentes podem aceder à consulta de Sexologia Clínica da ULS do Nordeste através de referenciação pelos Cuidados de Saúde Primários ou pelas especialidades hospitalares, de acordo com os critérios de referenciação definidos no protocolo da consulta.

Embora seja recente, esta consulta, a funcionar, um dia por semana, em Bragança, das 11h às 17h, tem tido, segundo a coordenadora, uma excelente adesão por parte dos utentes.

Assinaturas MDB