FUTEBOL DISTRITAL

Argozelo assegura presença na próxima fase da Taça Distrital da AF Bragança

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 01/26/2026 - 10:22

O Minas de Argozelo assegurou presença na próxima fase da Taça Distrital da AF Bragança, ao golear este domingo o Mirandês 1968 por 6-2, em jogo da 4.ª e penúltima jornada do Grupo B da fase de grupos da prova.

No Campo da Cova, a equipa da casa apostou na pressão alta desde o primeiro minuto, dificultando muito o trabalho do conjunto mirandês, que não mostrou argumentos para equilibrar a partida.

O primeiro aviso dos locais surgiu ao minuto 6, com Chumbo a rematar à barra da baliza defendida por Lama. O mesmo jogador inaugurou o marcador aos 27 minutos, com um remate à entrada da área, no qual o guardião mirandês pareceu mal batido.

Aos 44’, Hélder Daniel, com espaço, fez de cabeça o 2-0, dando o melhor seguimento ao cruzamento de Dani Ramos. Pouco depois, aos 45’+1, o Mirandês mostrou sinais de vida e reduziu por Pedro Ribeiro, na insistência, após livre de Cruz.

No regresso dos balneários, o Minas de Argozelo respondeu bem ao golo sofrido, e Daniel Ramos, aos 52 minutos, apareceu ao segundo poste para aproveitar o cruzamento de David. Embalados pela vantagem, os argozelenses voltaram a marcar aos 74’, por Adão, só a encostar, a passe de Dani Ramos.

O domínio do Minas de Argozelo era completo, e aproveitando o desnorte adversário, marcaram aos 80’ por David e aos 81’ por Mantorras. As contas ficaram fechadas já ao minuto 90’+6, numa altura em que os da casa estavam reduzidos a 10 por lesão de Diogo Fernandes, com o tento de Varela.

No rescaldo da partida, o treinador do Minas de Argozelo, António Forneiro, afirmou que “o objetivo foi conseguido, ou seja, assegurar uma vaga na próxima fase da competição. Estou muito satisfeito com a resposta da equipa e com a maneira como conseguimos mostrar o trabalho feito nos treinos; isto é algo importante e que satisfaz um treinador.”

António Forneiro acrescentou que quer fechar a fase de grupos com vitória, mas já pensa na fase a eliminar. “Queremos ganhar todos os jogos e depois fazer contas. Estamos prontos para a batalha.”

Do lado do Mirandês, Manuel João disse que “sabendo das dificuldades de jogar neste campo, tentámos mudar as dinâmicas de saída de bola, mas nesta ‘caixa de fósforos’ quem marca primeiro dificulta muito a tarefa ao adversário. Com demasiados erros individuais, não há equipa que resista. Não fizemos um bom jogo, mas faz parte do futebol e é preciso olhar para a frente.”

Deste modo, a uma jornada do final desta primeira fase no Grupo B, o Argozelo soma 6 pontos e assegura a passagem à próxima fase, enquanto o Mirandês, ainda sem pontos, despede-se da prova.

No outro jogo do Grupo B, realizado este domingo, o Rebordelo bateu o Vinhais por 3-1, ambos já com apuramento garantido. Nesta ronda folgou o Carção, que também já está na fase eliminatória.

No Grupo A, a última jornada ainda serve para definir os apurados, sendo que o Macedo, que venceu nesta ronda o Carrazeda por 2-3 e lidera o grupo, tem a passagem carimbada. Já o IPB venceu o Moncorvo por 2-1, adiando as decisões do grupo para a última e decisiva jornada.

Os jogos da última ronda jogam-se esta quarta-feira.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB