Torre de Moncorvo

Candidatura do PSD apresenta-se às autárquicas com 250 candidatos

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 09/25/2025 - 17:13

A candidatura do PSD apresentou as listas candidatas a todos os órgãos autárquicos do concelho de Torre de Moncorvo, num ambiente de casa cheia e por onde desfilaram cerca de 250 homens e mulheres que vão entrar na corrida às eleições de 12 de outubro.

O candidato social-democrata, José Meneses, apresentou os candidatos (as) que o vão a acompanhar em órgãos como o Executivo municipal, Assembleia Municipal, Assembleias de Freguesia e Juntas e Uniões de freguesia, sendo certo que já há uma vitória antecipada na freguesia do Castedo, por ser a única força política a apresentar listas em todas freguesias.

Na sessão de apresentação marcaram presenças o deputado e presidente da distrital de Bragança do PSD, Hernâni Dias, o deputado eleito pelo círculo de Bragança e anterior presidente da câmara de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves e o eurodeputado Sebastião Bugalho que apelidaram esta candidatura s como sendo “todo-o-terreno”, demonstrando a sua presença neste concelho nordestino.

Durante o discurso de apresentação que decorreu no Largo da Corredoura, José Meneses destacou: “que há pouco mais de um ano e meio, Torre de Moncorvo, iniciou uma nova etapa, quando o ex-presidente Nuno Gonçalves foi eleito deputado à Assembleia da República”, disse. “Sentimos todo um orgulho imenso. Porque foi o reconhecimento distrital e nacional de um trabalho iniciado em 2013. Um trabalho feito com os pés bem assentes no chão. Foi o reconhecimento de que aqui em Torre de Moncorvo se governa com seriedade, com visão e com resultados”, enfatizou.

Segundo o candidato do PSD, desde o primeiro trimestre de 2024, coube-lhe dar continuidade a esse caminho de governar de forma séria e para todos.
“Não cheguei - nem chegámos - com promessas vazias, nem com ilusões de ocasião. Chegámos com a firmeza de quem conhece cada rua, cada rosto, cada freguesia. Assumi os destinos de Moncorvo com humildade, sim, mas também com confiança. Porque governar Moncorvo não é apenas liderar uma Câmara. É cuidar das pessoas, das instituições, é proteger a memória, é construir o futuro”, vincou.

Da obra feira neste período, José Meneses destacou a construção de um Parque Infantil, que devolveu alegria a requalificação do pavilhão da Escola Visconde Vila Maior que dignifica o ensino e o desporto. Entre outras obras, o lançamento do concurso para a nova ponte da Foz do Sabor, as casas para as famílias vulneráveis, que em seu entender “são símbolo de justiça social”.

“O reforço dos apoios sociais, que dão dignidade a quem mais preciso”, frisou. José Meneses falou igualmente de investimento/valor elegível que foram mobilizados no terreno.

“Estamos a falar de 5.384.352,66 euros aplicados em coesão social, modernização digital, proteção civil, educação, desporto, requalificação urbana, sustentabilidade energética, cultura e economia local”, contabilizou.

Acrescentando que os apoios e valores já recebidos, provam execução e boa gestão financeira: atingem 4.128.431, euros, onde estão : incluídos “para total transparência, as verbas já encaixadas no Moncorvo+ Digital, na Requalificação do Espaço Verde do Jardim Municipal e no Canil Municipal. “Estes números não são intenções; são contratos e decisões, obra preparada e obra a executar. A juntar a estes cinco milhões. Vamos investir no novo Pavilhão Multiusos num investimento calculado em 6,5 Milhões de Euros”, especificou durante a sua apresentação da sua equipa.

Segundo Meneses, estes projetos são a diferença entre a promessa fácil e o compromisso sério.

Assinaturas MDB