Bragança

Cinco irmãos menores abandonados pela mãe numa casa cheia de lixo durante cinco dias

Publicado por Glória Lopes em Seg, 2021-02-22 18:19

A PSP retirou cinco menores, irmãos, com idades compreendidas entre os 01 e 12 anos de idade, de uma residência onde foram deixados pela mãe em Bragança, encontrando-se em situação de exposição ao abandono e iminente perigo causado pela progenitora que se havia ausentado da residência. A mãe viajou para Lisboa e os menores ficaram sozinhos durante cinco dias.
"Por não haver qualquer adulto presente e por percebermos que a integridade das crianças, estava gravemente em risco, acedeu-se à residência, por ser o único meio adequado, proporcional e possível, para podermos tomar as medidas necessárias para proteção das crianças", informou a PSP em comunicado.
As crianças foram encontradas no passado sábado após uma denúncia que chegou à PSP. "Todas elas estavam descalças e vestidas com pijamas, sem qualquer conforto e com total desleixo e falta de higiene, sendo que dois meninos com 1 ano de idade, estavam “sujos” e sem qualquer cuidado de higiene", vincou a fonte.
O interior da residência denotava total falta de asseio e de quaisquer comodidades sendo que todas as divisões estavam completamente desarrumadas, com lixo espalhado por todo o lado: sacos com lixo doméstico e restos de comida, panelas e pratos também com restos de comida, num ambiente nauseabundo e com vários objetos cortantes expostos e ao alcance das crianças."Peranre este cenário, em face do perigo concreto para as crianças, não existindo qualquer familiar adulto que pudesse ser contactado, procedeu-se à retirada de emergência das crianças, a fim de salvaguardar a sua integridade e o seu bem-estar, as quais foram conduzidas para uma Instituição local de Apoio Social", vincou a fonte.
Do que foi possível apurar, as crianças estavam sozinhas há vários dias, ao cuidado do irmão mais velho, com apenas 12 anos de idade, o qual informou que a sua mãe havia viajado a Lisboa a tratar de assuntos de cariz pessoal", acrescenta o comunicado.

Assinaturas MDB