Mirandela

Vale do Tua vai ter Observatório Móvel de observação das estrelas

Publicado por . em Qua, 09/24/2025 - 12:00

O projeto DARK SKY® VALE DO TUA foi aprovado no âmbito da Linha +Interior Turismo, é promovido pelo Parque Natural Regional do Vale do Tua, que vai investir mais de meio milhão de euros para tornar este território uma referência no segmento do astroturismo, a nível ibérico.

Depois de conseguir a certificação como reserva DarkSky®, bem como a certificação como “Destino Turístico Starlight”, tornando o Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT) a primeira área protegida em Portugal a receber esta certificação, o PNRVT pretende agora tornar este produto turístico numa referência ibérica, com o projeto DARK SKY® VALE DO TUA aprovado no âmbito da Linha +Interior Turismo. A assinatura do contrato aconteceu nesta segunda-feira, na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Centro, numa cerimónia presidida pelo ministro da Economia e Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, que contou também com a presença do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado.

Uma das principais medidas do novo projeto agora aprovado consiste na criação e dinamização de um observatório astronómico móvel, de referência internacional, com telescópios e equipamentos de observação, de material audiovisual e de outro equipamento associado às atividades a desenvolver, em articulação com outras atividades temáticas no âmbito da gastronomia e vinhos, pedestrianismo, birdwatching, património, entre outras.

O PNRVT vai também definir e sinalizar uma rede de pontos adequados à observação astronómica, procurando destacar elementos de elevada valia cultural e ambiental, na sua relação com a observação do céu noturno nos cinco municípios que integram esta área protegida: Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor.

Para aumentar o nível de conhecimento dos visitantes e facilitar o projeto prevê também a conceção e desenvolvimento de materiais expositivos e interpretativos, nomeadamente o desenvolvimento de vídeos com recurso a astrofotografia, para divulgação a diferentes públicos.

Ainda no âmbito do projeto agora aprovado estão consideradas ações de dinamização, nomeadamente sessões de observação, com base na utilização do novo observatório astronómico móvel.

Entre os objetivos do PNRVT há também ações previstas para capacitar os operadores turísticos locais, elementos fundamentais e imprescindíveis para o sucesso do projeto. Assim está prevista a realização de ações de capacitação e envolvimento da comunidade local, técnicos municipais, empresas e operadores turísticos do PNRVT, promovendo a partilha de informação e conhecimento sobre a temática do astroturismo e mobilizando-os para maximizar o impacto do projeto. Estes agentes tornar-se-ão, desta forma, importantes veículos de consolidação do produto turístico associado ao astroturismo.

Pretende-se assim que o projeto possa contribuir para que a população local possa tirar partido das três vertentes da sustentabilidade associados à atividade turística: económica, social e ambiental.

O PNRVT vai ainda trabalhar a área do Marketing e Comunicação, para dar a conhecer e promover o este produto turístico além fronteiras.
Por fim, o PNRVT já está a trabalhar no processo de revalidação da certificação Starlight Tourism Destination.

Assinaturas MDB