Nordeste Transmontano

25 de abril comemorado em vários concelhos do distrito

Publicado por AGR em Qua, 2022-04-20 14:46

Os 48 anos do 25 de abril serão assinaladas em vários concelhos do distrito de Bragança, como o de Alfândega da Fé e o de Carrazeda de Ansiães.

Em Alfândega, decorre um conjunto de iniciativas evocativas da data. “No ano em que se assinalam 48 anos de democracia no país, a autarquia de Alfândega da Fé assinala a efeméride com o regresso ao palco da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues do grande Concerto dos Cravos”, anunciou a Câmara Municipal, em comunicado.

Treze artistas e grupos locais, que têm protagonizado o Concerto dos Cravos na sua versão virtual nos últimos dois anos, sobem ao palco pelas 21h00, para apresentarem presencialmente os temas musicais que simbolizam abril.

O programa das comemorações do 25 de abril em Alfândega da Fé começa às 9 horas com o Hastear da Bandeira Nacional nos Paços do Concelho, seguida de arruada pela Banda da Associação Musical de Alfândega da Fé até ao quartel dos Bombeiros Voluntários onde serão feitas as cerimónias de promoção e condecoração dos bombeiros. Pelas 10h30 haverá lugar à Sessão Solene da Assembleia Municipal Evocativa do 25 de abril.

De tarde, voltam a realizar-se este ano, os Jogos Tradicionais e atividades de animação para todas as idades.

Já em Carrazeda de Ansiães, as festividades começam às 9h45. com a guarda de honra dos Bombeiros Voluntários de Carrazeda, nos Paços do Concelho.
Às 10h00, é o hastear de bandeira, com a presença da banda filarmónica vilarinhense.

Às 10h15 é a Cerimónia Comemorativa dos 48 anos do 25 de abril.

Para as 11h00 está prevista a inauguração de uma escultura “Rotativa Malus Domestica”, de Paulo Moura, na rotunda de Luzelos.

Para as 11h30 está prevista a visita à exposição “Rui Pires da Coleção Museu do Douro”, no CITICA, seguido de um Porto de Honra.
À tarde, às 16h00, decorre o concerto do Quartz Quintet, na igreja de Pombal de Ansiães.

Já em Bragança, o 25 de abril começa com uma sessão evocativa, às 9h30, no Auditório Paulo Quintela, seguindo-se a inauguração da Casa do Povo de Varge, na União de Freguesias de Aveleda e Rio de Onor.

Assinaturas MDB