Torre de Moncorvo

Esgoto a céu aberto junto à ETAR polui ribeiro em Souto da Velha

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2022-04-21 11:08

Um esgoto a céu aberto está a poluir o Ribeiro dos Moinhos, que atravessa a aldeia de Souto da Velha, no concelho de Torre de Moncorvo. O efluente vaza diretamente para o riacho, apesar de estar a pouco mais de três metros de distância da mini-ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) ao qual nunca foi ligado.
O curso de água, que era um dos afluentes do Rio Sabor, é a principal captação usada para a rega de uma parte importante das hortas da localidade, que são das suas maiores riquezas graças à existência de regadio. A situação está a obrigar os agricultores a instalar mangueiras a montante da saída do esgoto para poderem regar com água limpa, o que implica gastos acrescidos, contou uma fonte.
A saída do efluente está em frente a uma propriedade privada, cujo portão é usado como entrada para uma horta, e a montante estão localizadas duas casas de habitação, cujos moradores se queixam que quando faz calor o cheiro proveniente do ribeiro é nauseabundo, além do mau aspeto que dá ao curso de água, tal como de pode visualizar nas fotografias.
Os proprietários de uma das casas afetadas deu conta da situação à autarquia há alguns meses, no entanto, segundo o Mensageiro apurou o esgoto continua encaminhado para o Ribeiro dos Moinhos.
O Mensageiro questionou o Município de Torre de Moncorvo sobre assunto, que respondeu em duas ocasiões no mesmo dia. Na primeira resposta a Câmara referiu desconhecer a situação. Já após fecho da edição nos jornal recebeu seguinte esclarecimento: "Depois de contactada a entidade gestora Águas do Interior Norte, fomos informados que a situação se deveu a uma obstrução na rede de saneamento que originou activação do descarregador de tempestade. A entidade gestora adiantou ainda que a situação não lhe foi comunicada por qualquer meio, tendo tido conhecimento unicamente através do pedido de esclarecimento enviado pelo Município. Referiu ainda que a obstrução era de extrema simplicidade e foi imediatamente reparada em minutos.
Segundo apuramos técnicos da empresa estiveram ontem no local, mas até ao momento ainda não foi possível confirmar se o assunto ficou resolvido.

Assinaturas MDB