Flávio Cipriano vence Taça Regional de Maratonas XCM da ARCVR em Master 30

Flávio Cipriano sagrou-se, este domingo, vencedor da Taça Regional de Maratonas XCM da Associação Regional de Ciclismo de Vila Real (ARCVR) em Master 30, ao conquistar o primeiro lugar na quinta e última etapa, disputada em Alijó.
O atleta brigantino, em representação da UCB - TEAM ERA/CMEB/MSFITCLUB, concluiu o percurso de 60 quilómetros em 2h31m33s, impondo-se com autoridade numa prova marcada pelo calor intenso e pela dureza do traçado.
Ao longo das cinco etapas que compuseram a edição de 2025 da competição, Cipriano somou um total de 1400 pontos, resultado de três vitórias (Chaves, Campeã e Alijó) e dois segundos lugares (Ribeira de Pena e Sabrosa), garantindo uma margem confortável sobre os principais adversários. Rúben Carrilho (BTT Braguinhas/Padim da Graça) terminou no segundo posto da respetiva categoria com 1200 pontos, enquanto João Rodrigues (Grupo CCR) foi terceiro, com 990.
“Termino com uma vitória o grande objetivo da época, que passava pela Taça de XCM de Vila Real”, referiu Flávio Cipriano no final da prova. “Foram cinco corridas onde consegui três vitórias e dois segundos lugares. A primeira metade do ano foi complicada devido a problemas de saúde e a um inverno exigente, mas agora é tempo de recuperar e desfrutar da bicicleta com a família”, acrescentou.
Sobre a etapa de Alijó, o ciclista destacou a exigência do traçado e a gestão táctica da corrida: “Foi uma prova marcada pelo calor abrasador e pelas subidas íngremes típicas das zonas vinhateiras do Douro. Tive de ser prudente nas descidas e colocar um ritmo forte, controlando a distância para os adversários. No final, fui feliz e garanti a vitória na prova e na geral.”
A Taça Regional de XCM da ARCVR é uma competição oficial da Associação Regional de Ciclismo de Vila Real, reunindo atletas de várias categorias em percursos de maratona de BTT.
Flávio Cipriano prepara agora a participação no Bragança Granfondo 2025, agendado para 13 de julho, onde testará a sua forma também no ciclismo de estrada.
Fotos: DR