Governo cria de estrutura de missão para salvaguarda e promoção da língua mirandesa
O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, anunciou na passada quinta-feira, após o Conselho de Ministros (CM), a criação de Estrutura de Missão para a Promoção e Valorização da Língua Mirandesa.
“No campo da cultura anunciamos a criação de um Estrutura de Missão para a Promoção e Valorização da Língua Mirandesa, procurando proteger o património e a diversidade cultural em Portugal”, disse o governante aos jornalistas, na conferência de imprensa que se seguiu à reunião do CM e que o Mensageiro acompanhou pelos canais oficiais.
No passado dia 05, o Movimento Cultural da Terra de Miranda (MCTM) apelava ao Governo para que tomasse uma posição urgente pela dinamização da Estrutura de Missão para a Promoção e Salvaguarda da Língua Mirandesa, para haver união em torno deste idioma.
Para o MCTM, era importante a criação efetiva deste organismo, a nomeação dos dirigentes e funcionários, e a promoção da sua entrada em funcionamento, depois de aprovada a resolução para a criação da estrutura, pelo Governo, no passado mês de março.
O MCTM recordava que, a par do português, o mirandês é uma língua legalmente reconhecida em Portugal, sendo património nacional e europeu.
Em 11 março do ano passado, o Governo aprovou em Conselho de Ministros uma primeira resolução para a criação da Estrutura de Missão para a Promoção e Valorização da Língua Mirandesa, que acabou por ser alterada devido à entrada de novos organismos nesta organização.
