Nordeste Transmontano

Parques naturais transmontanos já têm 65 Guardiãs da natureza

Publicado por Glória Lopes em Qui, 01/29/2026 - 10:02

Em pouco mais de dois anos, a Rede de Guardiãs da Natureza e Desenvolvimento Sustentável do Mundo Rural já tem 65 inscrições no distrito de Bragança, nomeadamente 28 no Parque Natural de Montesinho e 37 no Douro Internacional.
No total do país esta rede tem 431 inscrições para as 15 áreas protegidas abrangidas, acrescendo mais de 300 para outras ainda não incluídas, indicou ao Mensageiro Tânia Araújo, gestora operacional do projeto.
A Rede de Guardiãs é uma iniciativa promovida pela Associação Business as Nature que tem por objetivo capacitar mulheres para desenvolver projetos de intervenção no meio rural, especialmente em áreas protegidas e que possam ser dinamizadoras locais da regeneração, recuperação dos ecossistemas e da biodiversidade, aproveitamento sustentável dos recursos endógenos, e promoção de projetos, contribuindo para a transição para uma economia de baixo carbono e resistente às alterações climatéricas. A iniciativa começou em oito áreas protegidas pioneiras, com o apoio do Fundo Ambiental e do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.
O sucesso da rede permitiu o seu alargamento este ano a novas 16 áreas e, atualmente, estão a participar nas ações de capacitação cerca de 211 Guardiãs a nível nacional. “Estão já identificadas mais de 147 ideias de projeto, muitos dos quais já em curso e algumas delas constituem projetos coletivos de vá

Assinaturas MDB