Diocese

José Carreto apresenta o “Bom caminho para Santiago” entre Quintanilha-Vinhais-Chaves

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2022-06-09 11:22

No livro ‘Bom caminho para Santiago-Caminho português da Via da Prata’, o autor, José A. V. Carreto dá a conhecer uma variante da Via da Prata, pouco divulgada, mas “de grande beleza“, explicou à margem da apresentação da obra no passado domingo no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.
Trata-se de um percurso que começa em Zamora e que no distrito tem início em Quintanilha (Bragança) e acaba em Segirei (Chaves), seguindo até Ourense (Espanha). Também existem outras variantes, nomeadamente Vinhais-Moimenta-Pereiro-Godinha, mas aquela é a principal. “O caminho está traçado, está arranjado, há que fazê-lo. Tem boas condições, mas não sei se os albergues, que estavam a ser construídos, já estão todos a funcionar, mas isso não impede que o caminho se faça”, explicou autor do livro que é membro do Secretariado diocesano da Pastoral da Cultura e Turismo.
O caminho português da Via da Prata é o maior caminho peninsular a partir de Sevilha, e visa encurtar a distância para Santiago de Compostela evitando, assim, as agruras dos Caminhos Sanabrês e Francês. Em Portugal, este caminho percorre o nordeste transmontano, com início na fronteira de Quintanilha (Bragança), atravessa o concelho de Vinhais e tem o seu términus em Segirei (Chaves).
José A. V. Carreto já percorreu a pé este caminho por duas vezes, em grupo e sozinho. “Ainda não é muito utilizado, porque só está sinalizado há dois anos, mas é um caminho muito bonito. É preciso que os peregrinos comecem a fazer este caminho. Precisa de divulgação”, referiu autor.
No livro José A. V Carreto revela a beleza natural e a espiritualidade vividas quando fez essa via até Santiago de Compostela. “Foi uma experiência espetacular. Foi extremamente interessante, porque o fiz de duas maneiras diferentes, uma vez em grupo e outra vez sozinho. Dá para ter duas perspetivas, uma vez fui na primavera outra vez no outono, que são as melhores estações do ano. Quintanilha-Bragança levou seis-sete horas e as outras etapas três a quatro horas”, revelou.
Não é difícil de fazer, embora seja subir e descer constantemente. É muito interessante.
Cm edição de autor, o escritor contou com o apoio da Câmara de Vinhais, juntas de freguesia e da Câmara de Bragança.
Natural do Sabugal, José Vaz Carreto está enraizado em Vinhais. Juiz de Direito desde 1987, percorreu durante 20 anos as comarcas de Trás-os-Montes e Alto Douro. É Juiz Desembargador desde 2007, e exerce funções no Tribunal da Relação do Porto. É também dirigente do Corpo Nacional de Escutas.

Assinaturas MDB