FUTSAL

Macedense e Nelas empatam em duelo eletrizante

Publicado por Guilherme Moutinho em Dom, 2022-04-17 12:08

O Grupo Desportivo Macedense conseguiu, este sábado, “arrancar” um empate caseiro (7-7), nos instantes finais, frente à ABC Nelas, no cumprimento da 15.ª jornada da Fase de Apuramento de Campeão do Campeonato Nacional da II Divisão de futsal.

Numa partida com duas equipas de nível similar e separadas na tabela classificativa por apenas 5 pontos, o equilíbrio foi nota dominante. A equipa da casa até entrou melhor no encontro, mas erros na construção de jogo custaram caro e impediram uma exibição mais folgada. Este desacerto ficou espelhado nos dois primeiros golos da ABC Nelas, aos 10’ e 16’, com Daniel Costa e Júlio Mendes, respetivamente, a aproveitarem alguma lentidão na saída de bola para construírem uma vantagem de dois golos.

A turma de Rui Costa não se deixou abater e no penúltimo minuto do primeiro tempo chegou à igualdade. Vítor Hugo e Zé João demonstraram a sua qualidade individual e garantiram o 2-2 com que fechou a primeira parte.

Na etapa complementar, a partida continuou a ser disputada em ritmo elevado, com o Nelas a reentrar melhor no encontro. Embalados pela visão de jogo do ala Gustavo Martins, Xavier Monteiro (23’) e Rafael Carvalho (26’) escreveram o 2-4.

Sem tempo para respirar, aos 27’, Pauleta reduz para 3-4 com um “tiro” em zona frontal.

Um minuto depois, Rafael Carvalho com um “golo de bandeira” voltou a complicar as contas para os locais.

Em vantagem, os beirões facilitaram e numa saída de bola despropositada do guarda-redes Adenilton, aos 30’, Pauleta aproveitou a baliza deserta para marcar o segundo golo na conta pessoal.

Com o jogo bem vivo, Vítor Hugo, aos 34’, com um remate forte e colocado voltou a restabelecer o empate na partida, para ser quebrado um minuto depois pelo internacional Gustavo Martins (5-6).

A incerteza tomou conta do jogo e Riquinho, aos 36’, voltou a baralhar as contas (6-6).

A esperança na vitória da formação da Beira Alta ganhou novo fôlego, aos 37', com Miguel Matos a garantir uma vantagem, que se provou efémera, em 6-7.

O jogo ficaria decidido com o ‘bis’ de Riquinho, aos 39’, que aproveitou uma defesa incompleta para fechar o resultado em 7-7.  

No rescaldo do encontro, Rui Costa, treinador do GD Macedense, lamentou os golos sofridos. “A maioria dos golos sofridos foram falhas nossas, não fomos competentes nesse aspeto do jogo, e estivemos sempre à procura do resultado. Estas situações não podem voltar a acontecer, na fase de construção de jogo não podemos permitir estas falhas, mas compensámos com entrega, dinâmica e alegria,” reconhecendo que “este é um jogo para os adeptos, uma partida com muitos golos e incerteza no marcador. O nosso objetivo está cumprido, desde novembro, com a permanência na 2.ª Divisão, agora temos a obrigação de valorizar o espetáculo e dignificar o emblema macedense”.

Do lado dos beirões, o técnico André Santos mostrou-se satisfeito com a capacidade ofensiva dos seus atletas, mas alertou para os golos sofridos. “Foi um jogo bastante animado para os adeptos que encheram as bancadas. O equilíbrio no resultado revela a qualidade do jogo, apesar de termos estado em vantagem na maior parte da partida e deixarmos fugir essa superioridade nos momentos finais. Tivemos muita qualidade em termos ofensivos, a equipa trabalhou muito bem o modelo de jogo proposto para esta partida, mas não podemos sofrer tantos golos”.

Com este empate, o Macedense chega aos 8 pontos nas 15 jornadas disputadas, permanecendo no 11.º posto. Já a ABC Nelas soma 13 pontos e mantém o nono lugar da tabela classificativa.

Na próxima jornada, o Grupo Desportivo Macedense desloca-se ao terreno do Bairros, no dia 23 de abril, às 18 horas, ao passo que a ABC Nelas joga em casa diante do Dínamo Sanjoanense.

Foto: Guilherme Moutinho 

Assinaturas MDB