Nordeste Transmontano

Morreu o dinamizador do Correio Transmontano, um projeto de jornalismo-cidadão

Publicado por AGR em Sex, 2020-07-24 16:58

Morreu João Sampaio, antigo colaborador do Mensageiro de Bragança e dinamizador da página Correio Transmontano, nas redes sociais, um exemplo de jornalismo-cidadão.

Natural de Zedes, Concelho de Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança e reside atualmente em Bragança. É licenciado em Filosofia, pela Faculdade de Filosofia de Braga.

Posteriormente tirou o Curso de Estudos Superiores Especializados em Arte, Arqueologia e Restauro (Instituto Politécnico de Tomar), o Curso de Direito da Comunicação (Faculdade de Direito de Coimbra) e, depois de mais de 15 anos a lecionar, foi Presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária Jácome Ratton, em Tomar.

Concluiu o Curso de Formação de Especialização na área de Inspeção da Educação, na Universidade Católica, em Lisboa, e acabou a sua atividade profissional como Inspetor de Educação, afeto à Área Territorial do Norte.

Tem colaboração dispersa em vários jornais nacionais e regionais (Mensageiro de Bragança, Cidade de Tomar, O Templário, A Voz de Trás-os-Montes, Semanário Transmontano, O Arauto de Ansiães e Voz do Amieiro), revistas e rádios, tendo sido correspondente dos jornais O Tempo, Público, Diário de Notícias e O Jogo.

Com intensa intervenção no domínio cultural e literário destaque-se a co-fundação da Associação Cultural e Desportiva de Zedes (da qual foi Presidente da Direção e Presidente da Assembleia Geral), da Liga dos Amigos das Antas, da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro de Tomar, a coordenação de semanas culturais, a participação em saraus de poesia, como declamador e foi Coordenador/Diretor do Museu Rural e Etnográfico de Alviobeira-Tomar.

Foi candidato pelo Partido Socialista à Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, em 2013.
Tem editados os Livros Rude (A)gosto no olhar e Cais do Rio Submerso ou amor o de sempre.

Foi vítima de doença prolongada, com a qual lutava há vários anos.

A família, enlutada, o Mensageiro endereça sentidas condolências.

Assinaturas MDB