Vinhais

Município investe mais de 400 mil euros em medidas de mitigação dos efeitos da pandemia

Publicado por AGR em Sex, 2020-06-05 14:41

O município de Vinhais investiu cerca de 400 mil euros em medidas para mitigar os efeitos provocados pela pandemia de covid-19, anunciou a autarquia, em comunicado.

“Para além de todas as medidas que foram implementadas por imposição das autoridades de saúde, o município de Vinhais já investiu mais de 400 mil euros na execução de várias medidas de diferentes áreas de apoio, destacando-se a área social, a educação, a saúde e a economia do concelho”, lê-se.

Na mesma nota, o município vinhaense realça que, “de entre estas medidas, importa salientar a isenção do pagamento de água e resíduos para as IPSS’s, comércio e indústria, nos meses de abril e maio, bem como, para os consumidores domésticos, a isenção de 50% nos pagamentos acima referidos. Ainda durante este período, encontram-se isentas de pagamento, as rendas de edifícios que são propriedade do município”.

A autarquia vai ainda prescindir da participação na percentagem de 5% no IRS a favor dos contribuintes do concelho, num valor superior a 150 mil euros.
Foi ainda aprovado um subsídio de 4 mil euros atribuído a cada IPSS do concelho, bem como, já foi despendida uma verba no valor de 4300 euros, para a realização de testes à COVID-19 em todos os lares do concelho.

No setor agrícola, o poder local determinou um apoio de 21 mil euros no combate à vespa da galha do castanheiro, e ainda 20 mil euros no apoio aos criadores de gado, para a desparasitação, ao que acresce uma comparticipação de medicamentos utilizados na terapêutica de bovinos, ovinos, caprinos e suínos.

Na educação foi adquirido material informático para os alunos do concelho no valor de 20 mil euros.

Assinaturas MDB