Mirandela

Municípios da Terra Quente avançam para campanha de esterilização de cães e gatos de companhia

Publicado por Fernando Pires em Qua, 2019-05-22 16:50

105 mil euros, distribuídos por vouchers, que os residentes podem levantar nas autarquias e descontar nas clínicas veterinárias aderentes. Assinados protocolos entre a Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana, o Centro de Recolha Oficial de Animais de companhia e clínicas dos cinco concelhos da Terra Quente.

O abandono de animais de companhia e a sua proliferação na via pública tem vindo a tornar-se um dos problemas que mais preocupa os municípios.
O Cantinho do Animal - Centro de Recolha Oficial Intermunicipal da Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana (AMTQT) - esgotou a sua capacidade para acolhimento de animais nas instalações, o que obrigou à suspensão temporária das entregas de animais, com os consequentes efeitos na saúde pública e no meio ambiente.
Para ajudar a minorar os efeitos deste problema, e tendo em conta a nova legislação que proíbe o abate, os municípios de Alfândega da Fé, Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Carrazeda de Ansiães e Vila Flor, decidiram avançar com a concretização de um programa de esterilizações, para o controlo da população de cães e gatos abandonados, com um fundo de 105 mil euros.
“É fruto de uma candidatura destes cinco municípios, que deu a cada uma 15 mil euros, mais 30 mil euros para a Associação de Municípios que gere o canil intermunicipal”, explica o presidente do conselho diretivo da AMTQT, Fernando Barros
Na passada quinta-feira, foram assinados os protocolos entre os cinco municípios da Terra Quente, o Cantinho do Animal e as clínicas veterinárias da área abrangente que quiseram aderir ao programa.

(Artigo completo disponível para assinantes ou na edição impressa)

Assinaturas MDB