FUTEBOL FORMAÇÃO

Nuno Preto critica AFB pela ausência da equipa de arbitragem em jogo de infantis

Publicado por Guilherme Moutinho em Sáb, 2022-04-09 16:09

A partida entre GD Mirandês e AD São Pedro Vale do Conde agendada para este sábado, no Estádio Municipal Santa Luzia, relativa à 3.ª jornada da Fase de Apuramento de Campeão do Campeonato Distrital de Infantis, sofreu um atraso superior a 30 minutos, face à ausência da equipa de arbitragem destacada pela AF Bragança.

Esta situação mereceu a crítica de Nuno Preto, técnico do GD Mirandês. “Realizamos todos os possíveis para proporcionar às crianças uma experiência muito agradável no futebol, mas infelizmente a AF Bragança anda a "brincar" connosco. Colocar apenas um árbitro, em jogos nos quais é aplicado o fora de jogo, é complicado. Porque todos sabemos ser impossível que o árbitro esteja em dois locais em simultâneo e assinalar faltas e castigos com rigor. Hoje, foi o cúmulo, em vez de um árbitro, não enviaram nenhum. Os clubes são multados sempre que falta algo, enquanto a AFB, neste caso, não se responsabilizou, após a termos contactado nesse sentido. Conseguimos ultrapassar esta situação cumprindo o regulamento, em sintonia com Vale do Conde, com a escolha conjunta de membros integrantes de cada equipa”.

Nestes casos pontuais são aplicadas as leis de jogo conforme indicadas pelo Conselho de Arbitragem da FPF:

“Se faltarem todos os elementos da equipa de arbitragem, deverão os delegados dos dois clubes, acompanhados dos respetivos capitães, pôr-se de acordo e procurar entre a assistência um árbitro oficial que substitua o nomeado.

• No caso de não chegarem a acordo, a escolha do árbitro deve ser feita pelo Observador dos árbitros ao jogo ou, na falta deste, por qualquer dirigente da Federação ou Associação que se encontre presente.

• Se não se encontrar presente qualquer dos indivíduos mencionados no ponto anterior, os Delegados dos clubes sortearão entre si qual deles designará o árbitro e aquele a quem competir esse encargo, procurará entre a assistência, um árbitro oficial”.

Quanto ao jogo, a equipa do Vale do Conde venceu fora de portas, por 1-3, com os golos da partida a serem marcados, no segundo tempo, por Miguel Vergueiro (37’) e Gabriel Ribeiro (38’e 50’). O golo do conjunto mirandês foi da autoria de Tiago Pires, aos 35 minutos.

O treinador mirandês, Nuno Preto, mostrou-se resignado no final do encontro. “Foi uma primeira parte bem conseguida, em que dominámos com várias situações de golo, mas não conseguimos concretizar. Ao sofremos os golos, perdemos algum discernimento e não conseguimos "dar a volta" ao resultado”.

O Grupo Desportivo Mirandês, sem qualquer ponto conquistado nos dois jogos realizados, cumpre amanhã, este domingo, às 10h00, no Campo do CEE, o jogo em atraso frente ao FC Mãe d’Água, relativo à 1.ª jornada da Fase de Apuramento de Campeão do Campeonato Distrital de Infantis.

 

Foto: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB