MODALIDADES

Pedro Maltez vence o XI Torneio Interescolar de Xadrez "Cidade de Bragança"

Publicado por Guilherme Moutinho em Qua, 2022-06-08 18:57

Realizou-se esta quarta-feira, no Bragança Shopping, o XI Torneio Interescolar de Xadrez “Cidade de Bragança”, uma iniciativa conjunta do Clube de Xadrez do Agrupamento Abade de Baçal e da União de Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo, em colaboração com o Bragança Shopping.

A décima primeira edição teve como vencedor absoluto Pedro Maltez, em representação da escola Emídio Garcia, que venceu igualmente na categoria de juvenis, contabilizando 5 pontos na classificação geral.

O jovem xadrezista não escondeu o seu contentamento após conquistar o primeiro lugar no torneio. “A sensação de vencer é ótima, não contava com este resultado e fiquei muito feliz. Senti algum nervosismo conforme avançava no torneio, principalmente nas semifinais contra o meu colega de equipa, mas consegui vencer a competição e estou muito satisfeito,” declarou Pedro Maltez.

André Martins foi o primeiro classificado em infantis, seguido de Leonor Dias e Rui Riça. Sérgio Lopes venceu no escalão de iniciados, enquanto Diogo Coelho alcançou a vitória em juniores. Por fim, nos femininos, Neuza Alho bateu a concorrência ao somar 3 ½ pontos.

Nuno Cristóvão, Diretor do Torneio, salientou a importância da modalidade e garantiu que em outro contexto a adesão ao torneio teria sido maior. “Em condições normais este torneio contaria com a presença de 100 alunos em representação de 10 escolas, mas infelizmente por razões várias - provas de aferição e casos de covid-19 - não foi possível contar com a presença desses praticantes. O foco principal desta iniciativa é atrair os jovens para a prática do xadrez, obviamente que o fator competitivo é importante e serve como motivação extra para estes alunos, mas queremos é que pratiquem e ganhem gosto pela modalidade.”

O Torneio Interescolar de Xadrez "Cidade de Bragança" regressou ao Bragança Shopping, após um interregno de dois anos devido à pandemia, e contou com a participação de cerca de 50 jovens oriundos das escolas Emídio Garcia, Abade Baçal, Augusto Moreno, Izeda e Nadir Afonso de Chaves.

Foto: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB