Nordeste Transmontano

Reserva da Biosfera Meseta Ibérica celebra seis anos

Publicado por Glória Lopes em Sex, 2021-06-11 11:03

A Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica completou seis anos de existência esta semana, depois de ter sido distinguida a nove de junho de 2015 pela UNESCO através do Programa MAB.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) reconheceu este território, durante a 27ª Sessão do Conselho Internacional de Coordenação da Programa Científico MAB “O Homem e a Biosfera, depois de uma proposta do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) ZASNET, que em 2014 apresentou à UNESCO uma proposta “assente numa visão territorial pautada pelo desenvolvimento sustentável, pela conservação da biodiversidade e pela interação harmoniosa entre o homem e a natureza. Após um intenso trabalho de preparação do projeto”, referiu uma fonte da ZASNET.
As Reservas da Biosfera da UNESCO têm por missão conciliar a conservação da diversidade biológica e cultural com o desenvolvimento económico e social, por meio de parcerias entre pessoas e natureza. Existem 21 reservas transfronteiriças mundiais, das quais três são portuguesas.

Assinaturas MDB