Mirandela

Sete toneladas de morangos vendidos em São Pedro Velho

Publicado por Fernando Pires em Qui, 05/15/2025 - 09:41

Terminou a 15ª edição da Feira do vinho e do morango de São Pedro Velho, que levou milhares de pessoas, durante o fim-de-semana, até aquela freguesia do concelho de Mirandela.
O certame que ganhou prestígio devido à qualidade dos morangos ali produzidos por quatro agricultores ficou marcado pela chuva que caiu, principalmente no sábado, mas o facto de este ano a feira ter sido em espaço coberto minimizou o impacto negativo devido ao mau tempo.
Segundo a presidente da junta de freguesia, que organiza o certame, durante os dois dias, “foram vendidos cerca de sete mil quilos de morangos e mais que houvesse para vender, porque, no domingo às quatro da tarde, já não havia morangos para vender, porque os produtores já não tinham capacidade para satisfazer a elevada procura, mesmo tendo em conta que muitos quilos ainda foram colhidos no último dia da feira”, conta Fernanda Guerra.
A autarca acrescenta que o vinho tinto que foi premiado na feira “também esgotou”, pelo que, apesar do mau tempo, “o saldo é positivo”, conta.
A fama que os morangos de São Pedro Velho já têm no mercado também já estão a ter consequências menos positivas. Fernanda Guerra revela que já existe quem se aproveite e venda “gato por lebre”. A autarca diz que a solução terá de passar pela certificação do fruto. “Já é uma preocupação da Junta. Estamos juntos dos produtores a tentar ver a forma de contrariar essa situação porque utilizam as próprias caixas dos produtores com outro produto que não o deles. E isso é mau tanto para o Morango como para os produtores, como para a região”, afirma.

Assinaturas MDB