Torre de Moncorvo

Vila regressa à idade média e ao tempo do rei D. Dinis no fim de semana

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2024-04-11 09:48

A vila de Torre de Moncorvo regressa ao período medieval já este fim de semana com uma recriação do Foral Dionisino d’el Rei Povoador, D. Dinis, sendo este o tema central da XI edição deste certame.
O Foral Dionisino d’el Rei Povoador é o tema escolhido para a XI edição da Feira Medieval de Torre de Moncorvo, sendo que se mantém como figura de destaque “El Rei D. Dinis, aliado ao documento régio que cria o concelho da Torre de Mem Corvo: A carta de foral.
Segundo o presidente da Câmara em exercício, José Menezes, a figura central desta iniciativa histórica é o rei D. Dinis que atribuiu a Carta de Foral a Moncorvo em 1285 e partindo deste documento, nos vários momentos do programa exploram-se os direitos, os privilégios, bem como os aspetos respeitantes à justiça, economia, administração pública e sociedade local.
“Esta é a feira mais medieval de Portugal onde fazemos jus á historia ”,indicou o autarca.
Paralelamente, a autarquia não se esqueceu do importante papel que teve no comércio da região, com a atribuição da carta de feira em 1319, com a duração de um mês, no período Pascal
Este é o ponto de partida para encetarmos uma viagem histórica à terra do ferro, durante a idade média.
Aqui, é possível fazer compras num mercado medieval, participar em repastos nas tabernas, passear pelas ferrarias e mercado do ferro, assistir a várias recriações históricas e temáticas alusivas ao “Foral Dionisino da Torre de Mem Corvo.
“Este são atrativos que trazem muita gente esta vila e a este concelho, não só os moncorvenses que estão fora mas também aqueles que queiram visitar este certame” disse José Menezes,
Neste espaço também se vão reunir vários artesãos, mercadores, místicos e tabernas, para promover os seus produtos. Pode ainda experienciar momentos culturais e artísticos de excelência.
Nesta feira são separados cerca de 700 expositores de várias atividades, o que deixa os promotores desta iniciativa muito satisfeitos. “Esta é uma prova que a feira medieval de Moncorvo tem já um nome a nível nacional, ímpar e onde todos querem participar, cada um que o seu negócio e que vão desde os artesãos, mercadores, produtores de vinho, ou outras atividades” vincou.
Durante três dias, a vila de Torre de Moncorvo irá respirar a Época Medieval, reatando, assim, um diálogo vivo com as memórias que nos chegam do ambiente vivido no espaço rural do séc. XIII.
Neste certame marcam presença alunos de nove agrupamentos de escolas a nível nacional, a que se junta seis agrupamentos de escolas da vizinha Espanha.

Assinaturas MDB