A opinião de ...

Ajuda na libertação do cerco, com mensagens aos que fazem funcionar o país

A necessidade de ser úteis e, cumprir a boa ação, levou os escuteiros, caminheiros [jovens adultos, dos 18 aos 22 anos], do Agrupamento XVIII, de Bragança, no dia 30 de março, deste ano, a lançar uma iniciativa de apoio a quem está na primeira linha de combate à Covid-19, o “Abrigo de Sorrisos”. Esta plataforma informática alojada no “Facebook” senta todo o agrupamento a desenhar, a escrever e, também a pedir mensagens, como o Chefe Pedro Fernandes: “conhece alguém que está na “linha da frente” a trabalhar por nós? Quer escrever uma mensagem de motivação para esses Heróis? Faça “like” no “Abrigo De Sorrisos”, e carregue o contato desse Herói ou a mensagem”. A plataforma informática criada recebe e encaminha pensamentos e imagens de motivação para aqueles que, por nós, trabalham, em serviços essenciais para que o país funcione, para combater a pandemia, bem como aqueles que poderão estar sós. Ou, como lembrava o Chefe do XVIII, Miguel Salgado, aos escuteiros: “não podemos saudar quem connosco se cruzava na rua? Enviemos mensagens através do “Abrigo De Sorrisos”e, saudaremos tantos que por nós se dedicam!
Sendo este um exercício de amizade e fraternidade remete-nos para outra batalha. Em 1899 o coronel do Exército Britânico “Robert Baden-Powell” [BP] desembarca em “Mafeking”, para evitar que a pequena vila, da África do Sul, de grande interesse estratégico, caísse nas mãos dos “Boers” [colonos brancos Sul-africanos de ascendência holandesa]. Iniciado o cerco a desproporção de forças era enorme [1 para 9]. Confrontado com a escassez de efetivos, BP lembrou-se de utilizar em pequenas tarefas os rapazes e adolescentes a partir dos nove anos. Muitos deles tinham bicicletas e puderam servir de estafetas, mensageiros para a distribuição do correio, sentinelas e muitos outros serviços, que desempenhavam com coragem e grande risco. Os êxitos destes rapazes entusiasmaram BP. Durante 217 dias BP defendeu “Mafeking” resistindo ao gigantesco cerco imposto pelos “Boers”, até que no dia 18 de Maio de 1900 chegaram os reforços. A cidade nunca foi tomada. BP era agora um herói militar conhecido em toda a Inglaterra. Com este retumbante sucesso, BP foi promovido a General, o mais novo do Império Britânico, com apenas 43 anos de idade.
Ontem em “Mafeking”, hoje por todo o mundo, pequenos mensageiros continuam comprometidos na prestação de ajuda na libertação do cerco, do inimigo não menos letal o Covid – 19. “A educar para a cidadania ativa e, a quer fazer parte do imenso esforço de toda a sociedade”. Ainda que não estejam, como alguns desejavam, na linha da frente, na ajuda direta ao combate, estão onde se espera que estejam, em casa. Não são agentes de proteção civil, concentram-se nas ações de segunda linha, ou de apoio de retaguarda [ANPC, PROCIV, n.º 83, 2015].

Edição
3777