Mirandela

“Dinossauro” é presidente de junta de freguesia há 46 anos

Publicado por Fernando Pires em Qui, 07/31/2025 - 12:01

Bernardino Pereira tem 71 anos de idade e é presidente de junta desde 1979, sempre eleito pelo Partido Social Democrata (PSD). Venceu 12 atos eleitorais. Em 2013, escapou à lei da limitação de mandatos, porque a junta de freguesia do Romeu, no concelho de Mirandela, agregou-se a Avantos e formaram uma nova União de Freguesias.

No entanto, nas autárquicas de 12 de outubro, já não pode voltar a candidatar-se por ter cumprido três mandatos consecutivos à frente daquela União de Freguesias com cerca de 400 eleitores. “Estou com pena de não poder ir mais quatro anos, porque gostaria de completar mais um mandato para chegar aos 50 anos de presidente”, lamenta. “Ainda me sinto com forças para ter capacidade para tal”, acrescenta Bernardino Pereira, garantindo que não estava agarrado ao poder. “Simplesmente não me agradaram os candidatos que foram aparecendo”, refere.

O empreiteiro e responsável por uma empresa de segurança, recorda os primeiros tempos na junta, quando tinha apenas 24 anos. “Na altura, diziam que tinham elegido um garoto. Depois acabaram por se enganar, porque na nossa aldeia era tudo em terra, não havia água, nem saneamento e neste momento, temos praticamente tudo. Até já andamos a pavimentar os caminhos para as hortas”, conta .

Bernardino Pereira lembra o trabalho árduo que foi necessário fazer para ter água canalizada. “Tive de utilizar as minhas máquinas e socorrer-me da ajuda do povo. Foi mesmo a obra que me deu mais gozo”, diz. “Andei num poço, seis a oito horas diárias, durante 16 dias, a fazer rebentamentos com explosivos”, recorda.

Na altura, o presidente da junta “tinha alguma autoridade na freguesia. Hoje ninguém passa cartão. Este pessoal mais novo não tem o mesmo respeito, nem a mesma educação que tinham na altura os mais antigos”, lamenta.

O “dinossauro” das juntas, garante que sempre tentou dar o seu melhor em prol dos habitantes. “Os funcionários das empresas que tenho até dizem que sou mais exigente quando tenho de fazer algum serviço na junta, do que propriamente nas minhas firmas, porque o dinheiro não é meu, é de todos, é preciso ter muito cuidado”, reforça o autarca social-democrata que não tem dúvidas da importância que as juntas ainda têm no relacionamento de proximidade com a população cada vez mais envelhecida.

Bernardino Pereira vai deixar a junta, mas não abandona a política autárquica, revelando que vai integrar a lista da coligação AD à Assembleia Municipal de Mirandela. “Pelo menos vou vendo os amigos de longa data”, diz.

Assinaturas MDB