Macedo de Cavaleiros

Feira da Caça e do Turismo começa hoje com uma montaria em Limãos

Publicado por Glória Lopes em Qui, 01/29/2026 - 11:33

Marcada para os dias 29 de janeiro a 1 de fevereiro, a 28ª edição a Feira da Caça e Turismo de Macedo de Cavaleiros, o municípo espera cerca de 800 caçadores e milhares de visitantes no evento que é uma referência no meio cinegético ibérico.
O novo executivo camarário, liderado por Sérgio Borges, quer afirmar o concelho como a capital da caça grossa e, para o efeito, tenciona apostar mais neste certame por ser “a verdadeira marca identitária e uma referência incontornável no concelho, no nosso panorama nacional e também na Península Ibérica”, referiu o autarca de Macedo de Cavaleiros, durante a conferência de imprensa de apresentação da iniciativa na passada quinta-feira no Centro Interpretativo do Corço, na aldeia de Grijó. “A feira gera um impacto económico muito significativo no concelho, dinamizando não só a hotelaria e a restauração, mas também o comércio e os serviços. Envolvendo todo o conselho, o que é bastante importante para a nossa dinâmica, não só a nossa cidade, mas também as freguesias”, referiu Sérgio Borges.
Por seu turno, João Alves, presidente da Federação das Associações de Caçadores da 1ª Região Cinegética, garantiu que esta feira “é uma das melhores da Península Ibérica”.
Por ano realizam-se entre 30 a 40 montarias no concelho de Macedo de Cavaleiros, onde acorrem milhares de caçadores de todo o país em toda a época venatória. “O nosso concelho tem-se afirmado como a capital da caça grossa”, afirmou João Alves indicando que “70 a 80% dos participantes nas montarias são de zonas urbanas, como Porto e Lisboa. “Vêm assiduamente, todos os fins de semana”, acrescentou.
A edição de 2026 da feira tem um simbolismo muito especial, tanto mais que se assinalam os 30 anos da Festa dos Caçadores do Norte, que decorre em simultâneo. “São três décadas de um evento que cruza a tradição, a inovação e o respeito pelo nosso território. A sessão de inauguração da feira contará com a presença do ministro da Agricultura, uma participação sublinha a importância estratégica do setor e o desenvolvimento do Interior”, destacou o autarca reiterando que o evento promove Macedo de Cavaleiros além-fronteiras.
Os caçadores que se deslocam a Macedo de Cavaleiros são oriundos de Portugal, mas muitos deslocam-se de Espanha e de outros países.
Sérgio Borges considera que a Feira da Caça se destaca “e é o certame por excelência de Macedo de Cavaleiros, até comparativamente com Feira de S. Pedro, pelo número de visitantes e lotação do alojamento e as dormidas. “Representam uma grande fatia do que estas casas acabam por fazer nestes cinco ou seis dias e é um balão de oxigénio para muitos restaurantes”, indicou o autarca.

Assinaturas MDB