Vinhais

Agrupamento promove leitura para todos

Publicado por . em Qui, 2024-01-11 09:38

O Agrupamento de Escolas de Vinhais está a promover a leitura para todos. Depois de ter sido premiado com uma bolsa nacional de 1500€, promovida pela EPIS - Empresários Pela Inclusão Social, na Culturgest, à qual se candidataram 1061 projetos, o livro multiformato “O meu vizinho é um cão” (PNL), criado inteiramente pelo Agrupamento de Escolas D. Afonso III - Vinhais a partir do texto original de Isabel Minhós Martins, foi apresentado publicamente numa cerimónia que decorreu em dezembro, no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais.

Trata-se de um projeto pioneiro, inovador e inclusivo, disponível em diferentes formatos (audiolivro; pictogramas, braille, escrita para baixa-visão, LGP e ilustrações em relevo), de modo a promover a participação de todos, de acordo com as necessidades específicas de cada um, eliminando barreiras no acesso à leitura.

O projeto foi desenvolvido no âmbito de um projeto de Leitura Inclusiva, por todos e para todos, que na sua produção contou com a participação de alunos do 1.° Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário e vários docentes do agrupamento de Vinhais, na elaboração das ilustrações e gravação das vozes.

Na sua produção, o Agrupamento de Vinhais contou ainda com a colaboração da Rádio Vinhais para a gravação do livro em formato áudio, do CRTIC- Centro de Recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação - Mirandela, CRID-Centro de Recursos para a Inclusão Digital - IP Leiria, CFAEBN e CPCJ de Vinhais que financiou integralmente a edição gráfica do livro e materiais de trabalho. Para Rui Correia, Diretor do Agrupamento de Vinhais “trata-se de um projeto importante a nível nacional, que deveria ser replicado noutras escolas podendo assim serem adaptados muitos mais livros do PNL”.

“O projeto envolveu muitos alunos, técnicos, auxiliares e professores, bem como a comunidade local, o que demonstra bem a força que as boas ideias ganham quando são bem acolhidas. Juntos sabemos fazer a diferença e levar a cabo projetos audaciosos que nos enchem de orgulho pela sua componente prática, ou seja, quando a avaliação final ultrapassa as nossas expectativas iniciais. Todos os que colaboraram estão de parabéns. Venham mais desafios que esta comunidade educativa já deu provas que está preparada para os ultrapassar”, frisou aquele responsável.

O projeto de Leitura Inclusiva está a ser implementado no Agrupamento de Vinhais desde o ano letivo anterior, sob a coordenação da professora Cristina Gonçalves, também responsável pela Sala Especializada de Ensino Estruturado do CAA, que acolhe alunos com perturbações do espectro do autismo, oriundos de vários concelhos do distrito de Bragança, que, no final da cerimónia, entregaram em mão exemplares do livro produzido aos parceiros presentes.

Segundo a coordenadora do projeto, “pretende-se continuar a adaptar obras do PNL de forma a abranger todos os anos de escolaridade, disponibilizando livros acessíveis a todos os alunos, estando já em curso a adaptação de uma obra direcionada para o 6º ano de escolaridade. Com este Projeto, pretendemos que todas as escolas do país tenham, nas suas Bibliotecas, espaços dedicados à leitura inclusiva, onde cada aluno, de forma autónoma e equitativa, possa ler um livro adequado às suas características e interesses.” Sendo a falta de financiamento um dos principais entraves, “foi realizada uma candidatura ao Programa «Todos juntos podemos ler», para a Rede de Bibliotecas Escolares”, referiu Cristina Gonçalves. O livro estará acessível a todos, em formato digital, tendo-se criado um código QR que figura na capa do mesmo, através do qual se poderá aceder ao seu conteúdo integral, ou através do site oficial do agrupamento em www.afonso3-aevinhais.pt/

Assinaturas MDB