FUTEBOL

Dérbi transmontano entre Macedo e Vila Real não vai além do empate

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 2022-01-17 16:53

O Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros empatou na receção (1-1) ao Sport Clube Vila Real, atual sexto classificado, em jogo relativo à 12.ª jornada da Série B do Campeonato de Portugal.

A igualdade no dérbi transmontano acaba por ser lisonjeira para o conjunto vila-realense que mostrou dificuldades em controlar as dinâmicas ofensivas, embora sem grande "poder de fogo", da turma orientada por José Carlos Afonso.

A formação de Macedo de Cavaleiros foi sempre uma equipa compacta, que mostrou agressividade na recuperação de bola e apostando na velocidade da linha ofensiva para terminar o jejum de 5 jogos sem pontuar no Campeonato de Portugal.

No entanto, teve pela frente um Vila Real competente nas tarefas defensivas e a sair, a espaços, bem para o ataque. Em duas oportunidades de relevo no primeiro tempo, o Vila Real consegue marcar à segunda tentativa. Aos 43’, Iuri Gomes, na cobrança de um canto, encontrou o defesa Davi, que ao primeiro poste, de cabeça inaugurou o marcador.

A segunda parte mostrou-se animada e a reação da equipa da casa não tardou. Flávio Barbosa de regresso à titularidade, após lesão prolongada, foi feliz a aproveitar um ressalto e rematou para o fundo das redes de Daniel Júnior, com o cronómetro a marcar 59 minutos.

Até ao final os dois guarda-redes levaram sempre a melhor, quando foram solicitados a intervir, com especial destaque para Pedro Fernandes que, aos 74’, consegue uma defesa assombrosa ao remate de Iago, na sequência de uma bola parada.

No final do encontro, o avançado Flávio Barbosa salientou a importância do golo marcado neste regresso à titularidade pelo emblema macedense. “A sensação de conseguir o golo foi ótima. É especial porque volto a fazer o que mais gosto, após 4 meses de paragem devido à lesão e ao covid-19. Estou feliz por ajudar a equipa a conquistar um ponto e estou extremamente grato por este dia”.

José Carlos Afonso, treinador do Macedo de Cavaleiros, vincou que o foco da equipa do Macedo de Cavaleiros está em recuperar o grupo de trabalho, relativizando o ponto conquistado. “O mais importante neste jogo não foi o ponto conquistado, mas sim a postura dos meus jogadores. Comprometi-me a ter, nesta fase, uma equipa mais agressiva e com espírito vencedor. Se continuarmos desta maneira estou convencido de que seremos uma equipa diferente na próxima fase. Esta equipa precisa de reforços para a frente de ataque para minimizar as carências ofensivas. Encontrei nesta equipa muitos erros ingénuos que se aprende na formação. Estamos a trabalhar e já a melhorar, mas demora o seu tempo”.

O técnico do SC Vila Real, Diogo Coutinho, mostrou o seu desagrado e criticou o estado do relvado no Municipal de Macedo de Cavaleiros, que considerou ter papel determinante no resultado obtido. “Não foi um jogo bem disputado, o relvado não permitiu que fizemos o nosso jogo. Tivemos que adaptar a nossa estratégia e optámos por um jogo mais direto. As grandes dificuldades que encontrámos foi o piso, penso que com um relvado em melhores condições o nosso desempenho seria superior.

Contas feitas e a seis jornadas de terminar a 1.ª fase, o Macedo de Cavaleiros mantém o último lugar, agora com 2 pontos em 12 jogos. O Vila Real permanece no 6.º lugar com 14 pontos somados.

Na próxima jornada, a equipa de Macedo de Cavaleiros viaja a Guimarães para defrontar o Berço, enquanto o Vila Real recebe a AFC Sta. Marta Penaguião. As partidas da 13.ª jornada estão agendadas para o dia 23 de janeiro, às 15h00.

 

Foto: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB