ARTES MARCIAIS

Estágio Inter Estilos de Artes Marciais Juntou uma centena de atletas e uma dezena de mestres em Mirandela

Publicado por Fernando Pires em Ter, 2024-10-01 09:29

"Há falta de regulação nas diferentes modalidades das artes marciais, em especial na área da defesa pessoal", ao nível dos treinadores com pouca experiência e muitos deles sem formação adequada.

Quem o diz é Paulo Raimundo, mestre na modalidade de TaihoJutsu, que esteve, este sábado, em Mirandela. “Houve uma altura em que existiu um boom muito grande nas artes marcais, mas depois começou a aparecer pessoal com muito pouca formação de base a ministrar formação a atletas, incluindo crianças e jovens à sua responsabilidade, sem terem um conhecimento profundo das modalidades”.

Declarações de Paulo Raimundo, um dos mestres presentes na nona edição do estágio inter estilos, no passado sábado, no Pavilhão do Inatel, em Mirandela.

Uma iniciativa promovida pela Associação de Defesa Pessoal do Nordeste Transmontano (ADPNT) que contou com cerca de uma centena de atletas e mestres nacionais de várias vertentes das artes marciais oriundos de clubes da região Norte do país.

Carlos Mendes, da ADPNT entende que o objetivo principal, de partilhar experiências e conhecimentos de diversas modalidades, “foi plenamente concretizado”, entende que o modelo adotado, este ano, pela primeira vez, de tudo ser feito apenas durante uma manhã, é para repetir em 2025. “Correu bem desta forma, porque não se torna tão monótono, não há paragens e as crianças e jovens que aqui estiveram também demonstraram ter gostado do estágio”,

O Município apoiou a iniciativa, no âmbito da semana dedicada ao desporto que está a acontecer no concelho, e a vereadora do pelouro do desporto, sublinha ter ficado “surpreendida com os valores ligados à disciplina e ao rigor” que estas crianças e jovens demonstram nas diferentes modalidades. “O foco, a atenção e a organização individual funciona muito bem com este tipo de atividade desportiva”, refere Vera Preto.

Em 2025, está garantido o regresso do estágio inter estilos.

Assinaturas MDB