FUTEBOL DISTRITAL

Grupo Desportivo de Bragança sagra-se campeão distrital sem conhecer o sabor da derrota

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 2022-04-25 16:26

A equipa liderada por Lopes da Silva venceu, este domingo, no terreno do Vila Flor SC, por 0-4, e garantiu o título de campeão, na 22.ª e última jornada do campeonato distrital de futebol sénior masculino da AF Bragança.  

A necessitarem apenas do empate para arrecadarem o título, a formação brigantina apresentou-se com algumas alterações no figurino, sendo de destacar a ausência de Estanga, a pensar na final da Taça Distrital, agendada para o dia 1 de maio, frente ao Sendim, em Miranda do Douro.

O líder da prova apenas dependia de si para vencer o campeonato e cedo se adiantou no marcador, com Paulo Roberto, aos 14’, através da conversão de uma grande penalidade a castigar o derrube do guarda-redes Edú sobre Nuninho.

A formação brigantina apostava nas transições rápidas e aproveitava a velocidade de Hélton e Mantorras para chegar com perigo à baliza contrária. Esta aposta resultou em pleno no segundo golo do encontro, aos 20’, Hélton assistiu Nuninho que almejou a baliza de Edú com um pontapé forte e colocado.

Antes do apito para o intervalo, aos 41’, Mantorras servido por Hélton fez o 0-3.

No segundo tempo, Nuninho confirmou a superioridade dos brigantinos, ao minuto 57’, com o 0-4. A jogada iniciada por Paulo Roberto que cruzou rasteiro para Mantorras que perante a oposição do defesa Micael Silva deixa a bola para a finalização de Nuninho. 

Nota negativa para os acontecimentos, ocorridos ao minuto 66, que envolveram as agressões entre Paulo Roberto e Micael Silva que terminaram com a respetiva cartolina vermelha e ordem de expulsão para ambos os jogadores.

O apito final do árbitro Cláudio Miranda trouxe os festejos exuberantes dos jogadores brigantinos que em comunhão com os adeptos presentes no Estádio Municipal de Vila Flor ocuparam o relvado para celebrar a conquista do ansiado título distrital.

No rescaldo da partida, Carlitos Rodrigues, técnico do Vila Flor SC, revelou as dificuldades vividas ao comando técnico da equipa vila-florense. “Foi uma temporada extremamente complicada, realizámos os últimos sete jogos com apenas 13 jogadores e por vezes só com 11. Foi uma tarefa terrível, parece que estou talhado para estes desafios de começar com os clubes do zero, sendo muito complicado neste contexto competitivo,” adiantando que “em princípio continuarei ao serviço do Vila Flor, apenas falta acertar alguns aspetos organizacionais, visando construir uma equipa capaz de garantir mais qualidade”.

Do lado vencedor, Lopes da Silva, não escondeu a emoção nas declarações finais. “Estou muito emocionado pela conclusão de uma temporada em que lutámos sempre para ganhar e, na última jornada, dependendo apenas de nós, conseguimos uma boa prestação e vencer. Sou um treinador feliz, pois os meus jogadores colocaram o Bragança num patamar superior, a cidade e o clube merecem este desfecho”.

O capitão dos brigantinos, Fabien Capelo, destacou a entrega do grupo para alcançar a meta proposta no início da temporada e revelou o interesse de continuar ao serviço do clube. “Cumprimos o nosso dever de vencer o título de campeão distrital e colocar o GDB nos nacionais. O próximo objetivo é a dobradinha. A minha vontade é de continuar a envergar o emblema do Bragança no Campeonato de Portugal.”.

Quem não continuará na próxima temporada é Michel. O defesa veterano, de 35 anos, voltou a reiterar a sua vontade de abandonar os relvados no fim da temporada. “Quero terminar a minha carreira de futebolista, com a conquista da taça, depois da merecida vitória no campeonato. Chegou a vez de abandonar os relvados e dar o lugar a outros. Foi um ano duro, valorizado pelo bom desempenho de Rebordelo e Vinhais, em que ninguém nos conseguiu ganhar”.

A festa dos campeões distritais prolongou-se para o Estádio Municipal de Bragança onde foi entregue o troféu de campeão e respetivas medalhas pelas mãos do presidente da AF Bragança, António Ramos, e do presidente da União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, Telmo Afonso.

Dos muitos adeptos presentes na bancada do Municipal de Bragança esteve Ximena. O antigo guarda-redes e capitão dos canarinhos foi 'resgatado' das bancadas para se juntar aos festejos no relvado e deixou indicadores de um possível regresso ao futebol fora das quatro linhas. “O futebol é algo que me dá um imenso prazer, vivi 25 anos nesta casa e tenho que agradecer a todos os que me apoiaram. Esta Direção está de parabéns pelo trabalho realizado. Sofri pela decisão de deixar o futebol e considero que estou pronto a regressar num futuro próximo. Acredito que conseguiremos colocar um dia o GDB na primeira divisão. Não será tarefa fácil, mas considero que com a ajuda de todos será possível”.

Paulo Afonso, presidente do GD Bragança, não escondeu a felicidade pelo trabalho desenvolvido que culminou na conquista do título distrital. “É uma grande alegria e quero agradecer aos jogadores, equipa técnica, direção e patrocinadores. Queria deixar um abraço a todas as equipas, principalmente ao Rebordelo que valorizou esta conquista" acrescentando que “o balanço da temporada é muito positivo, além de conseguirmos o objetivo principal da temporada, conseguimos reunir uma estrutura que trabalha afincadamente em prol do clube. Trabalhamos para finalizar esta temporada com uma vitória na Taça Distrital e após esse momento pensaremos nos nacionais”.

A vontade expressa da estrutura brigantina é replicar os feitos da temporada 2018/2019 onde conseguiram vencer o campeonato distrital e somar a conquista da Taça Distrital, frente ao Carrazeda de Ansiães (0-3), em Mirandela.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB