Bragança

Jovem ucraniana discursou na cerimónia de evocação do 25 de abril

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2022-04-28 10:07

A Assembleia Municipal de Bragança convidou uma estudante ucraniana, Yelyzabeta Piskunova, aluna do 8º ano do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, para dar o seu testemunho “breve, mas sentido” sobre a guerra na Ucrânia, país de onde é originária a sua família, na cerimónia evocativa do 25 de Abril, na segunda-feira.
No dia em que se assinalaram os 48 anos da Revolução de Abril, a jovem destacou que o seu país natal “perdeu a liberdade por causa da guerra”.
A estudante, cuja família está radicada na cidade de Bragança há cerca de sete anos, descreveu o que para ela significa a liberdade: “Direito, autonomia, compreensão, respeito. Para mim a liberdade é vida”, destacando que o seu povo vive “em contexto de guerra, que é precisamente o contrário da liberdade”.
Yelyzabeta Piskunova aguarda que em breve “um cravo, um girassol ou outra flor qualquer substitua as armas e os tanques na Ucrânia”, nação que foi invadida pela Rússia no passado dia 24 de fevereiro.
A presidente da Assembleia Municipal, Cristina Ribeiro, esclareceu que Yelyzabeta Piskunova foi convidada “para dar a sua visão sobre a guerra, porque o testemunho dela é importante”.

Assinaturas MDB