Bragança

Recuperada Associação de Jogos Tradicionais

Publicado por AGR em Qui, 2022-04-28 10:43

Rui Cortinhas é o novo presidente da Associação de Jogos Tradicionais de Bragança, que já existia há 32 anos mas que estava sem atividade.

“Reativamo-la com órgãos sociais novos e gente nova. O objetivo é dinamizar os jogos tradicionais existentes. Já temos alguns eventos planeados”, revelou Rui Cortinhas ao Mensageiro.

No próximo dia 01 de maio, regressa o tradicional encontro de Jogos Tradicionais, este ano a decorrer no santuário de S. Jorge, em Vila Nova, promovido pela autarquia.

Quanto à Associação, Rui Cortinhas sublinha que “o objetivo é dinamizar os jogos nas escolas”. “Alguns são característicos aqui da região, como o jogo dos paus. Queremos adaptá-los às escolas para que os miúdos comecem a jogar. Também a raiola, que é jogado a nível nacional. Estamos já em contacto com a Federação Portuguesa de Jogos Tradicionais e com uma associação que também está bastante dinâmica, que é a associação da Guarda. Já fomos contactados pelas escolas para dinamizar algumas atividades”, revelou.

A ideia será criar um campeonato concelhio e, depois, evoluir para distrital, envolvendo as juntas de freguesia.

Assinaturas MDB