Mogadouro

Ritual do Velho de Vale de Porco resiste ao despovoamento e atrai gente à aldeia

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2024-01-04 11:03

Os rituais profanos do solstício de inverno continuam a resistir ao despovoamento em algumas aldeias do concelho de Mogadouro, e em todo o território nordestino tornando-se mesmo num cartaz turístico dos tempos de natal e ano novo.
A aldeia de Vale de Porco continua a apostar na tradição do Velho, como figura singular, que resiste à erosão dos tempos, tendo sido mesmo criada uma associação para a sua salvaguarda e divulgação.
Ana Maria Martins, uma das mentoras deste projeto de salvaguarda do Velho de Vale de Porco, disse que este ritual do Velho se estava a perder, sendo o objetivo desta coletividade revitalizar a tradição e todo o ritual.
“É necessário transmitir estas tradições aos mais jovens, porque achamos que ainda não é sentida como fazem os mais velhos da aldeia. A continuidade da tradição é um dos objetivos”, disse.
Em Vale de Porco, concelho de Mogadouro, a figura do Velho protagoniza todos os rituais da festa do Natal, associadas ao Solstício de Inverno, muito enraizadas na cultura e etnografia da região do Planalto Mirandês.
Segundo alguns investigadores transmontanos, o mascarado de Vale de Porco é denominado de Velho/Belho Chocalheiro ou até mesmo de Diabo.

Assinaturas MDB