Bragança

Dentista brasileira venceu segunda edição do prémio literário Adriano Moreira

Publicado por AGR em Qui, 2021-10-21 10:37

Chama-se Juliana Araújo, tem 49 anos e é dentista de profissão. Apaixonada pela escrita, nem quis acreditar quando recebeu um email do júri a comunicar que tinha sido a vencedora da segunda edição do prémio literário Prof. Adriano Moreira.
Brasileira, nascida em S. Paulo, é bisneta de portugueses mas foi este prémio literário que a trouxe a Portugal pela primeira vez.
A obra "O silêncio guardado nas horas" foi premiado pelo júri do prémio, entre os 24 participantes.
"Foi uma emoção muito grande, uma surpresa. Sou da área da saúde e escrevo por amor. Agora, se calhar, por profissão. Foi uma surpresa muito grande. Tinha muitas dúvidas acerca da minha qualidade literária. Vejo a literatura como a pintura. Qualquer um pode pintar mas nem tudo o que se pinta é arte. Reli o email várias vezes pois pensei que me estavam a avisar que já tinha sido escolhido alguém. Só depois percebi que era eu", explicou.
Juliana Araújo já tinha escrito um outro livro, "mais em jeito de desabafo".
Esta história "começa no ano de 1901, no Nordeste do Brasil, onde se plantava cana de açúcar". "Relata a saga de uma família entre 1901 e 1946. Há um grande segredo, que envolve todos. Uma parte da história passa-se aqui em Portugal, na região do Porto.
Foi uma parte que me fez chorar muito quando a escrevi", confessou.
Para Jorge Nunes, presidente do Conselho de Curadores da biblioteca municipal Adriano Moreira, a segunda edição do prémio tem um "balanço positivo".

Assinaturas MDB