Miranda do Douro

Estudo preliminar faz soar alertas sobre o estado do ensino da língua mirandesa

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2020-03-12 10:33

“A nossa primeira impressão é que o ensino do mirandês, que atualmente se está a oferecer nas escolas do concelho, é insuficiente. Os alunos que não aprendam o mirandês em casa, têm um conhecimento praticamente nulo desta língua”, revelou o professor do departamento de Filologia Portuguesa e Galega da UV, Xosé Costas, que está a coordenar o estudo no concelho de Miranda do Douro.
Para chegar a esta conclusão, ao longo dos últimos três dias, uma equipa de alunos da UV, designada por “Brigada da la Léngua” (Brigada da Língua), composta por seis equipas de dois elementos, percorreu o concelho de Miranda do Douro, onde foram realizados cerca de 350 inquéritos à população residente e estudantil que começaram por mostrar alguns sinais “preocupantes” sobre o estado da “léngua”.
“Os alunos até podem aprender a escrever o mirandês, mas não têm o conhecimento da língua. Os inquéritos realizados neste estudo inédito e abrangente revelaram que a aprendizagem escolar da língua mirandesa é praticante nula e os alunos não se sentem cómodos, como utilizadores de uma língua em que se possam expressar com naturalidade”, indicou o especialista galego.

Assinaturas MDB