FC Vinhais não evita derrota diante do GD Bragança na apresentação

O Futebol Clube de Vinhais apresentou-se, este sábado, aos seus sócios e adeptos, num encontro particular frente ao Grupo Desportivo de Bragança. A partida decorreu no Estádio Municipal de Vinhais e terminou com a vitória da equipa brigantina por 0-4, com golos de Nuninho, Ferreira, Capelo e Patchú.
A equipa da casa entrou com personalidade e protagonizou boas transições ofensivas, criando a primeira oportunidade de perigo aos 10 minutos, com Hélton a obrigar a defensiva brigantina a intervir com eficácia. No entanto, seria o GD Bragança a inaugurar o marcador aos 21 minutos, por intermédio de Nuninho, na conversão de uma grande penalidade, assinalada após um puxão de Lólis a Trigo na área.
Aos 26 minutos, Djaló esteve perto de marcar para o Vinhais, mas o 0-2 chegou aos 36 minutos, com Ferreira a aproveitar espaço na área para finalizar um cruzamento de Pipo.
Na segunda parte, a superior capacidade física do Bragança tornou-se evidente e, apesar de algumas boas intervenções do guarda-redes Bicalho, a equipa visitante ampliou a vantagem. Aos 89 minutos, Capelo marcou o 0-3 na conversão de uma grande penalidade, e um minuto depois Patchú fechou o marcador, após assistência de Kika.
No rescaldo da partida, Marco Mobil, treinador do FC Vinhais, salientou a importância do jogo para a avaliação da equipa. “A capacidade física foi determinante na exibição e no resultado, tendo em conta que defrontámos um Bragança com mais de dois meses de trabalho, ritmo competitivo e jogadores experientes. O objetivo era defrontar uma equipa que expusesse as nossas dificuldades e criar uma base de trabalho para melhorar. Com apenas sete treinos, a equipa mostrou personalidade e criou oportunidades, e estou satisfeito com o desempenho e a entrega dos jogadores.”
O treinador do Vinhais destacou ainda a ambição da equipa, sem prometer títulos. “Queremos vencer sempre, mas o futuro dirá quem conquista os títulos. Esta época será mais competitiva do que as anteriores, com maior aposta das equipas no Distrital.”
Por seu turno, André Irulegui, treinador do GD Bragança, destacou o valor do teste frente ao Vinhais. “Foi um bom treino perante uma equipa bem organizada. A nossa capacidade física fez a diferença, mas é natural, pois estamos numa fase competitiva mais adiantada. Sinto que o Vinhais tem capacidade para realizar um bom campeonato. É uma equipa bem estruturada, com bons jogadores, precisando somente de melhorar a componente física para atingir o seu melhor nível e realizar uma boa campanha no Distrital.”
O GD Bragança aproveitou a pausa competitiva na Série A do Campeonato de Portugal, motivada pela 1.ª eliminatória da Taça de Portugal – da qual, tal como o Vinhais, está isento – para proporcionar um ‘descanso ativo’ aos jogadores. “Esta pausa competitiva permitiu recuperar jogadores e dar ritmo a quem tem menos minutos,” explicou Irulegui.
Já o Vinhais tem mais um jogo particular no próximo sábado, desta vez no reduto do Bragança, antes de disputar a Taça Concelhia com o Rebordelo, marcada para 13 de setembro, no Estádio Municipal de Vinhais.
Fotos: Guilherme Moutinho