Miranda do Douro

Capa de Honras Mirandesa está a tornar-se numa peça de vestuário de “moda”

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2016-03-24 10:47

A Capa de Honras Mirandesa deixou de ser uma peça de vestuário agrícola e está a "conquistar" adeptos e a chamar a atenção do público através de novas "criações de moda".
"A Capa de Honras Mirandesa feita de pardo ou burel (lã de ovelha) está tanto na moda que é já utilizada pelos noivos em dia de casamento. É uma peça única, e cada vez mais, conquista novos adeptos. Esta capa é uma das mais belas peças do traje popular português", explicou o artesão Aureliano Ribeiro, que costura capas há mais de 60 anos.
Em Miranda do Douro, realizou-se pela segunda vez uma cerimónia de exaltação de capa de honras trouxe a terreiro inúmeras capas vestidas tanto por homens como por mulheres ou até mesmo crianças e jovens, que pretende juntar o maior número destas peças.
De um agasalho de guardadores de gado de origem medieval até uma peça de vestuário que "está na moda", a tradicional Capa de Honras Mirandesa está a conquistar espaço num panorama do vestuário tradicional português, onde se confecionam chapéus, capas, carteiras e outras indumentárias que são usadas um pouco por todo o país e Europa, tanto por homens como por mulheres.
 

Assinaturas MDB