Milhares de pessoas em Vinhais para ver a Procissão dos Mil Diabos à Solta
Esta noite de sábado em Vinhais todos querem estar na pele do Diabo e, deste modo, participar na recriação de uma antiga tradição realizada na quarta-feira de cinzas, logo após o Carnaval, que para os católicos marca a entrada na Quaresma.
A tradição mantém-se e realizou-se como manda o figurino na passada quarta-feira, mas esta noite é dia de espetáculo, o cortejo ‘Mil Diabos à Solta’, onde qualquer um pode vestir a pele de diabo, pelo menos se durante cerca de duas horas envergar o fato vermelho.
As luzes da vila apagaram-se. É na completa escuridão que o cortejo do Diabo e da Morte está a percorrer as ruas de Vinhais.
A procissão com mil diabos deu nova roupagem ao costume que permitia aos homens vestidos de fato de macaco vermelho, munidos de um cinto, açoitarem as mulheres solteiras. Atualmente transformou-se numa encenação, que envolve uma recriação do Inferno e dos sete pecados mortais, num misticismo ficcionado que parece agradar a cada vez mais gente, onde está presente a ideia que de a Morte é certa para todos e que existem sete pecados mortais. Luz, fogo, cor animam a vila que esta noite recebe milhares de visitantes.
