Mirandela

Helena Chéu é a candidata do CDS-PP à Câmara de Mirandela

Publicado por Fernando Pires em Ter, 2021-03-30 11:44

Maria Helena Chéu, docente do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares, do Instituto Piaget, em Viseu, foi apresentada, esta segunda-feira, em Mirandela, onde nasceu e reside, como candidata do CDS à câmara de Mirandela, nas autárquicas deste ano. “A comissão política do CDS-PP endereçou-me o convite, desafio que aceitei pela defesa dos interesses do meu concelho”, explicou.

“Considero-me uma pessoa de trabalho, com conhecimentos técnicos e científicos e com ideias para implementar medidas que contribuam para o desenvolvimento económico e social do concelho”, acrescentou.

A candidata centrista de 53 anos, apresenta-se com vontade de Implementar “um conceito de proximidade, com novas pessoas e novas ideias” para o desenvolvimento do concelho. “Conheço as especificidades de Mirandela com características ímpares, geograficamente bem posicionado e estrategicamente com muito potencial, pelo que convido todos os cidadãos eleitores que queiram ajudar na mudança do concelho que se juntem a nós”, referiu.

Apesar de ressalvar que o programa de candidatura está ainda a ser ultimado, Helena Chéu já deixou algumas linhas estratégicas que passam essencialmente “por estudar e implementar medidas para reposicionar a economia no período pós-covid”, destacando a necessidade de criar condições para estancar a saída para o litoral e para o estrangeiro dos jovens do concelho. Para tal, fomentar a criação de emprego, incentivando a fixação de empresas, deslocalização de alguns departamentos e sectores de produção e será importante a revitalização da zona industrial de Mirandela. A candidata tem ainda a pretensão de promover o empreendedorismo criando empresas diferentes, inovadoras e com destaque para a inovação alimentar porque no nosso concelho produzimos com qualidade e criamos com excelência”.

A candidata centrista quer reforçar a aposta na intensificação da produção agrícola e procurar novos incentivos e mercados nacionais e internacionais, com alternativas de parcerias para o escoamento dos produtos, sem esquecer a aposta na educação alimentar.

Helena Chéu vê no turismo com a integração dos produtos endógenos uma nova oportunidade para o concelho. “É uma área promissora e potenciadora de criação de postos de trabalho. O nosso concelho tem potencial para se converter num destino líder, único em Portugal, como por exemplo no âmbito do oleoturismo”.
A antiga presidente do Piaget de Mirandela e de Macedo de Cavaleiros também considera fundamental a melhoria das condições estruturais das escolas do concelho e uma maior aposta na digitalização.

Helena Chéu diz ainda ser fundamental "criar novos equipamentos sociais que contribuam para as respostas sociais para pessoas com demência" e defende a implementação de "uma bolsa de cuidadores informais".

Esta foi a primeira apresentação pública no país de uma candidatura autárquica exclusivamente apoiada pelo CDS e o seu líder fez questão de salientar que ela está carregada de simbolismo. “O país precisa destas lideranças no feminino, determinadas, com paixão e amor à terra e com o compromisso de transformar o poder em serviço. Também é um sinal importante que o CDS dá ao resto do país de que não somos um partido fechado em nós próprios, abrimos à qualidade, ao mérito e à competência da sociedade civil”, referiu Francisco Rodrigues dos Santos.

A candidatura está lançada e a fasquia é elevada. Depois de em 2013, o CDS ter obtido o pior resultado de sempre, com apenas 5% sem eleger qualquer vereador. Agora a intenção é ganhar a câmara, o que já não acontece desde 1989, na altura com José Gama.

E para que não restem dúvidas que a candidatura é para ir até ao fim, o líder da concelhia de Mirandela foi muito claro: “embora algumas vozes se possam levantar, esta candidatura é para ir a votos e vencer a câmara de Mirandela”, adiantou José Mário Mesquita que foi confirmado como cabeça de lista à Assembleia Municipal de Mirandela.

Assinaturas MDB