CICLISMO

Martim Quitério contratado pela equipa do Paredes/Reconco

Publicado por Fernando Pires em Ter, 01/20/2026 - 10:54

Jovem ciclista de Mirandela assina contrato com uma das equipas de formação mais fortes em Portugal e continua focado em ser ciclista profissional. “O meu sonho é competir no World Tour”, confessa.

O jovem ciclista natural de Mirandela, Martim Quitério, vai deixar de representar o Clube Ciclismo de Mirandela e vai passar a vestir a camisola do Paredes/Reconco, uma academia de ciclismo de referência nacional que integra cerca de meia centena de ciclistas, dos 5 aos 18 anos de idade.

Martim tem dado nas vistas na modalidade, com destaque para a temporada transata, onde obteve cerca de duas dezenas de vitórias e a sua performance não passou despercebida aos olheiros da modalidade, ainda mais valorizada tendo em conta que corria sozinho sem qualquer colega de equipa.

Esta época vai competir no escalão de sub/17 e as provas já começam a ser mais exigentes, com a necessidade de ter uma equipa, o que não acontece no Clube Ciclismo de Mirandela.

O convite surgiu e Martim não quis perder a oportunidade de evoluir. “A possibilidade surgiu após trocar de escalão, era sub-15, vou passar a ser sub-17, que já começa a exigir trabalho de equipa e outra logística, que não conseguia atingir aqui no Clube Ciclismo de Mirandela”, afirma.

“Espero aprender muito para que possa continuar no ciclismo e vou dar o melhor de mim, para tentar atingir o meu máximo e ver no que dá no futuro”, acrescenta.

Depois de quase uma década a representar o Clube Ciclismo de Mirandela, Martim Quitério confessa que esta mudança lhe traz um misto de emoções. “É sempre bom, porque vou aprender mais e vou evoluir mais, mas também é pena sair da minha casa”, diz.

Martim é filho de César Quitério, o mirandelense que chegou a ser ciclista profissional e que ficou conhecido pela excelente qualidade nas chegadas ao sprint. Apesar de entender que ainda é cedo para perceber quais as verdadeiras características que possui, Martim Quitério admite que a sua especialidade venha a ser de sprinter, tal como o pai. “Ainda não consigo definir, acho que ainda é muito incerto, mas gostava de ser sprinter”, conta.

O ciclista de 14 anos tem dois ídolos, precisamente dois grandes especialistas mundiais do sprint: o neerlandês, Fábio Jakobsen, e o belga Wout Van Aert.

Martim está “focado” no seu grande objetivo de “ser ciclista profissional” com o sonho de “um dia poder estar no World Tour” e poder competir na prova rainha do ciclismo mundial. “Gostava muito de correr a Tour de France”, confessa.

Por agora, Martim Quitério dá um passo importante na sua pretensão de vir a ser ciclista profissional ao assinar contrato pelo Paredes/Reconco, uma das equipas de referência nacional na formação de ciclistas.

Assinaturas MDB