Descida dos Lagos do sabor em caiaque é para repetir em 2026

A Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMBS) promoveu a primeira descida em caiaque dos Lagos do Sabor, numa iniciativa que juntou cerca de 200 embarcações com os remadores a viverem dois dias de pura adrenalina e paisagens naturais.
Tratou-se de uma iniciativa que foi aberta a todos os entusiastas dos caiaques, fossem eles federados ou amadores, pensando-se agora numa segunda edição com o dobro dos participantes.
Para o secretário-geral da AMBS, Vítor Sobral, esta primeira descida em Caiaque nos Lagos do Sabor veio provar as excelentes condições deste espelho de água para a prática dos desportos náuticos.
“Inicialmente houve algum receio que não houvesse participantes, ou que fossem insuficientes para esta descida. Em cinco dias foram esgotadas as 200 inscrições iniciais disponíveis e chegamos a ter lista de espera, o que nos deixa tranquilos para uma futura edição onde pretendemos duplicar o número de participantes”, indicou aquele dirigente.
No que respeita à segurança para este tipo de iniciava, há boas condições que foram aferidas pelos bombeiros dos concelhos de Torre de Moncorvo, Mogadouro, Alfândega da Fé e Macedo de Cavaleiros.
A maioria dos participantes foram estudantes das áreas do desporto do Instituto Politécnico de Bragança e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Para Miguel Monteiro, docente na área de desporto do IPB, participar na primeira descida dos Lagos do Sabor em caiaque “foi uma experiência simplesmente inesquecível”.
Para este praticante da modalidade, a descida em caiaque é mais do que desporto.
“Esta experiência foi também um momento importante de formação. Atividades como esta são uma ferramenta pedagógica valiosa para os nossos alunos do curso de Desporto do Instituto Politécnico de Bragança, permitindo-lhes vivenciar, de forma prática, o contacto direto com a natureza, a organização de eventos ao ar livre, a logística e o espírito de equipa”, justificou.
Esta descida em caíque atravessou os concelhos de Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros, integrados nos Lagos do Sabor.