Cláudia Rodrigues despede-se dos Nacionais Universitários com duas medalhas

Cláudia Rodrigues voltou a destacar-se no Campeonato Nacional Universitário de Atletismo de Pista ao Ar Livre, realizado no passado fim de semana nas Caldas da Rainha. A atleta brigantina, que competiu pela Universidade do Porto, arrecadou a medalha de bronze no lançamento do peso e a prata no salto em altura, igualando a marca da vencedora.
A prova, organizada pela FADU Portugal e coorganizada pelo Politécnico de Leiria, contou com 311 estudantes-atletas de 46 instituições de ensino superior — um novo recorde de participação.
Naquela que foi a sua última presença nesta competição, Cláudia Rodrigues mostrou-se satisfeita com os resultados, apesar das limitações físicas. “Vim de uma lesão que me afastou dos treinos técnicos desde os universitários de pista coberta, mas o trabalho de reforço físico com o Nelson foi determinante. O médico tinha-me recomendado testar o joelho e acabei a competir dois dias depois”, relatou.
Sem estruturas adequadas para treinar salto em altura, Cláudia considera “irónico” ter alcançado a sua melhor prestação nessa disciplina. “Acho que a paixão e a motivação falaram mais alto”, frisou.
A atleta agradeceu o apoio da Universidade do Porto ao longo do seu percurso académico e desportivo: “Acolheu-me a mim e aos meus sonhos. Apesar dos percalços, consegui ser atleta e veterinária.”
O título coletivo foi conquistado pela Universidade do Porto, que se sagrou campeã nacional universitária ao ar livre pela 16.ª vez.
A competição contou ainda com a participação da atleta Ana Carolina Sousa, em representação do Instituto Politécnico de Bragança.
Cláudia terminou com um apelo à valorização do desporto universitário: “Enquanto as instituições não perceberem a sua importância física e mental, continuaremos a depender da dedicação e perseverança dos atletas. Não devemos olhar apenas para os lugares de topo, mas para todos os que representam as suas instituições com orgulho.”
Foto: DR